Translate

quinta-feira, 15 de abril de 2010

VULCÃO NA ISLÂNDIA PROVOCA CAOS NO TRÁFEGO AÉREO


A nuvem de cinzas está provocando caos no tráfego aéreo de muitos países europeus. Quase todos os aeroportos da Inglaterra, Irlanda, Noruega, Dinamarca, Suécia e Finlândia foram fechados. Alguns voos do aeroporto de Paris também foram cancelados.

Em um comunicado, a Eurocontrol (Agência Europeia para a Segurança na Navegação Aérea) informou que as restrições aéreas podem chegar, ao longo da tarde desta quinta-feira, a outros países europeus, como a Bélgica e a Alemanha.

As restrições foram impostas devido a temores de que as cinzas, com mais de 6 km de altura, possam entupir turbinas de aviões em pleno voo e causar acidentes. Segundo especialistas, as cinzas contém pequenas partículas de rochas, vidro e areia suficientes para afetar as turbinas. Elas podem diminuir a visibilidade e danificar os controles de voo.

Meteorologistas acreditam que podem passar vários dias até a dispersão das nuvens de cinzas. As cinzas poderiam "constituir uma ameaça nessas áreas de hoje até amanhã", advertiu Matt Dobson, da seção meteorológica da agência Press Association. Já o professor islandês de geofísica Magnus Tumi Gudmunsson diz que "não é possível dizer quanto vai durar. É muito variável. Pode ir de vários dias a mais de um ano. Mas se considerarmos a intensidade desta, pode durar muito tempo". A erupção vulcânica na Islândia intensificou-se nas últimas horas.

Houve casos no passado de partículas de nuvens como essa que pararam todas as turbinas de um mesmo avião. Em todos os casos, os pilotos conseguiram ligar o motor novamente depois de sair da nuvem.

Clique no título acima para ler mais!

Nenhum comentário: