Translate

sábado, 12 de novembro de 2011

DÉCADA DA BIODIVERSIDADE


Baum in Kenia  (© picture-alliance/ dpa)
O Ministro do Meio da Ambiente da Alemanha, Norbert Röttgen, abriu oficialmente nessa terça-feira (08.11), no 4° Fórum Nacional sobre Biodiversidade, a Década das Nações Unidas sobre Biodiversidade. A iniciativa deverá incentivar até 2020 governos e organizações privadas em todo o mundo a defender a natureza e a conservação da diversidade biológica, de modo a preservar plantas e animais ameaçados de extinção.

“Quem apenas faz uso capital da natureza, ao invés de mantê-la e preservá-la a longo prazo, comporta-se, não apenas de maneira ambientalmente incorreta, mas também economicamente equivocada”, disse Röttgen. “A conservação da diversidade biológica é uma política de investimento rentável no futuro”, completou.

Sob o lema "Aproveite a diversidade - natureza também é lazer", o Ministério alemão convidou alguns dos atores sociais para projetar e integrar com suas próprias atividades, já em 2012, a Década das Nações Unidas sobre a Biodiversidade. A Alemanha pretende aproveitar a oportunidade para alcançar uma maior compreensão da sociedade acerca do tema e relacionar sob um mesmo aspecto clima, meio ambiente e biodiversidade, investindo mais de 400 milhões de euros no programa "Projetos de Conservação da Natureza de Importância Nacional", 15 milhões de euros no “Programa de Federal de Diversidade Biológica” e, a partir de 2013, 35 milhões anuais nos “Fundos de Clima da Floresta”.



© Glaucimara Silva (Centro Alemão de Informação)

Nenhum comentário: