Translate

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

DIÁRIO DE POSTAGEM V: UM MARAVILHOSO BANHO TURCO


 Vera Chvatal

Ao regressarmos da Capadócia, como estávamos exaustos, Adriano, Fátima e eu resolvemos tomar um banho turco nas dependências do Hotel Aziyadé, para relaxar um pouco.
O Hotel Aziyade é um encantador estabelecimento que oferece alojamento de 4 estrelas. Está idealmente situado no centro da cidade antiga, a poucos passos do lendário Hipódromo, Hagia Sofia, da Mesquita Azul, Palácio Topkapi e do Grande bazar. Ele combina decoração otomana com conforto moderno, oferecendo uma atmosfera muito relaxante e uma variedade de instalações e serviços. Dentre eles o famoso banho turco que tínhamos curiosidade em conhecer e experimentar.
De início recebi toalhas e a ordem de me trocar e guardar minhas coisas em um armário. Depois fui encaminhada para um box com várias duchas e tomei banho, sozinha... Sai e fui informada que deveria ir para a sauna sêca e ficar por cerca de cinco minutos. Após a sauna fui levada para uma sala toda de mármore com uma espécie de mesa no centro, que mais parecia um altar de sacrifícios. Ao redor uma bancada com várias cubas, onde sentei-me e uma senhora de origem russa que só falava turco e russo, ficou jogando água morna sobre mim por cerca de 5 minutos. Ela saiu por uns minutos e continuei o gostoso ritual de ficar jogando água morna sobre o corpo.
Quando ela retornou, por sinais, indicou-me a mesa no centro onde eu deveria deitar de bruços. Ela passou gel em meu corpo e com grossas luvas ásperas foi literalmente me esfregando, da cabeça aos pés. Depois virei-me de barriga para cima e ela repetiu o ritual. Nessa altura eu já me sentia uma criança, com a "mamãe me dando banho e tirando o cascão do corpo" (risos)... Foi uma sensação muito gostosa, pois é muito relaxante a esfoliação é muito relaxante. Ao término ela jogou bastante água morna e a minha pele ficou lisinha, lisinha.

Em seguida a russa saiu da sala e entrou uma moça negra, bonita, chamada Mina, que falava um inglês rudimentar. Mina preparou uma espuma perfumada em uma cuba onde mergulhou um saco de pano branco de algodão, depois sacudiu-o com força para encher de ar e foi espremendo a espuma sobre meu corpo. Repetiu várias vezes e fiquei coberta com meio metro de espuma branca, cheirosa... Com mãos ágeis e fortes ela foi massageando meu corpo, dos pés à cabeça, pegando os pontos de tensão e desfazendo-os com maestria. Era o céu... como adoro massagem, curti prazerosamente aqueles momentos. Por fim, ela lavou-me os cabelos massageando o couro cabeludo e jogou bastante água para tirar toda a espuma. Nessa altura eu já estava me sentindo totalmente relaxada e com o corpo leve. Todo o cansaço da viagem à Capadócia havia se esvaído pelas mãos hábeis da Mina.

Ela me mandou novamente para a ducha e depois encaminhei-me para outra sala de massagens, com uma música suave de fundo. Desta vez Mina passou óleo hidratante perfumado em meu corpo e fez outra deliciosa massagem dos pés à cabeça... Cheguei a dormir, de tão bom que era!


Ao fim de tudo, suavemente ela perguntou: "-Madam, finished ... did it like? Is madam well?" A madame aqui mal conseguiu responder de tão bem que estava! Me despedi agradecendo e subi para jantar, sentindo-me uma nova mulher pronta para curtir a última noite em Istambul. O jantar no Hotel era farto, com a tradicional comida turca, deliciosa, com muitos doces de sobremesa. Como fica no último andar tem uma bela vista sobre o Mar de Marmara com seus navios e barcos que ficam ancorados à noite.
Jantamos bem e fomos dormir, pois no dia seguinte partiríamos para Zurück e depois para o Brasil. De volta ao lar, doce lar!

Um comentário:

Yeda disse...

Muuuuuito legal...adorei sua descricao...
bjs
Yeda