Translate

terça-feira, 22 de setembro de 2009

DIÁRIO DE VIAGEM IV: ISTAMBUL


Vera Chvatal

Continuando este relato de viagem do fim para o começo, quero falar da fascinante Istambul com seus mercados abarrotados de produtos como: especiarias, joalherias, tapetes, artesanatos, doces, vestimentas e mil outros objetos de desejo e consumo que atraem os turistas como moscas no mel. Aliás este é um dos charmes da Turquia, pois se pode entrar nas lojas e ficar horas olhando e admirando, perguntando preços e em nenhum momento se tem a impressão de estar chateando ou incomodando o comerciante. Ele adora ficar conversando e "pechinchando" antes de vender alguma coisa.

Hospedados no Hotel Aziyade, situado no bairro velho de Istambul, leva-se 10 minutos a pé para se chegar ao Hipódromo Romano (séc. III-IV d.C.) que é um local com capacidade para 100.000 pessoas e onde ocorria a "Corrida de carros" um dos eventos sociais e desportivos mais importantes de Constantinopla. Há muita coisa para se visitar e maravilhar-se, como a Mesquita Azul, Hagia Sophya, O Palácio de Topkapi, a Mesquita de Rustempacha, as galerias subterrâneas, o Grand Bazar, o Mercado das especiárias ou mercado egípcio, e muitas lojas com preços tentadores...

A Mesquita Azul, assim chamada devido aos 36.000 azuleijos que revestem seu interior. Datada do séc XVII é a única n mundo com 6 minaretes.

O palácio de Topkapi habitado pela dinastia otomana por mais de 400 anos, é um complexo arquitetônico de mansões, pavilhões, p´tios, mesquitas, jardins... e hoje é um dos mais ricos museus do mundo com seus tesouros e coleções de porcelanas da China. A Mesquita de Rustempacha, famosa por seus azueijos de Iznik, onde ouvimos uma bela e emocionante recitação cantada do alcorão por adolescentes mulçulmanos.

A magnífica Mesquita da Santa Sophia (Santa Sabedoria), considerada pelos historiadores de arte como a Oitava Maravilha do Mundo. O único monumento datado do séc. VI ainda de pé, foi construída pelo Imperador Justiniano, transformada em Mesquita com a conquista da cidade pelos turcos e em Museu por Mustafa Kemal Atatürk. Impossível não se emocionar a ponto de virem lágrimas aos olhos... é de uma grandeza e de uma beleza iniqualável!





O Grand Bazar com suas magníficas joalherias espraiadas por ruas labirínticas, o Bazar Egípcio com suas ruas "perfumadas", as termas constrúidas por Justiniano para fornecer água para a Mesquita de Santa Sophia com suas imensas colunas. Há tanto que se ver e passear pelas ruas de Istambul com seus restaurantes típicos com as delícias da cozinha turca com tomates extraordinariamente vermelhos, beringelas, pimentões, doces divinos... E para encerrar tudo isso um inesquecível banho turco! Mas isso já é outra história e fica para depois.



A maravilhosa ânfora de alabastro rosado vista na foto era usada para fornecer água aos peregrinos que vinham orar na Mesquita. Na outra foto mostra o local onde os peregrinos colocavam as mãos e faziam seus pedidos de graças, curas, desejos... Também fiz o meu! Na última foto a Fátima posa defronte uma das muitas lojas de joias em ouro, no Grand Bazar... é de ofuscar os olhos!



Fotos Vera/Turquia-Istambul set.2009

4 comentários:

Yeda disse...

Muito interessante...ja me convenceu mesmo...
bjs
yeda
ps eu ja me divirto com os bazares turcos aqui...e uma delicia mesmo...uma variedade incrivel...

Karin disse...

Super legais seus relatos da viagem, estou acompanhando,

bjs com saudades,

Karin.

Adriano Bley disse...

Vera,

Estou adorando sua viagem, heheheh!

Quando vamos nos reunir e mostrar as fotos?

Beijao

Adri

Sandra Zip Tour disse...

vera boa tarde

ja peguei uma foto da capadocia do seu primeiro email e coloquei na minha protecao de tela , e mesmo incrivel!!
um beijao
sandra