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domingo, 28 de março de 2010

PROCON DE CAMPINAS PASSA A RECEBER DENÚNCIAS ON-LINE

www.proconsumidor.org  

O órgão é o primeiro do País a possibilitar toda a formalização das reclamações via web, o que deve agilizar o processo.

O Procon de Campinas aproveitou a comemoração do Dia Internacional do Consumidor para inaugurar o Procon Digital, sistema em que a população pode reclamar e o empresário responder pela internet. Todo o processo também pode ser acompanhado on-line pelas partes. 

O órgão é o primeiro do País a possibilitar toda a formalização das reclamações via web. A expectativa é de que a medida agilize os atendimentos e diminua a fila na sede do órgão, na Avenida Francisco Glicério. O investimento na digitalização foi de R$ 1 milhão, com recursos da Secretaria Municipal de Assuntos Jurídicos e do Fundo de Defesa dos Direitos Difusos.

Nos últimos anos, o Procon viu o aumento vertiginoso do número de reclamações formalizadas. O total anual pulou de 2,4 mil em 2004 para 36 mil no ano passado. De acordo com o diretor do órgão, Anderson Gianetti, o atendimento eletrônico deverá dar fôlego aos atendimentos pessoais, cujo número elevado começava a comprometer a utilização do atual prédio no Centro. “Já estávamos preocupados com a possibilidade de o prédio não ser mais suficiente para nossos atendimentos”, afirmou. O Procon funciona no prédio da Glicério desde 2006 e se mudou para o local, na época, já em busca de mais espaço.
 
Antes da disponibilização ao público, o sistema on-line do Procon de Campinas vinha sendo testado desde o início do ano passado pelos atendentes. Nesse período, o cadastro das reclamações era feito pela internet e cinco mil empresas cadastradas davam respostas e acompanhavam o andamento via internet. “A informatização já diminuiu o tempo de atendimento pessoal de 40 minutos para dez minutos”, afirmou Gianetti.
 
Para usar o sistema, que já está disponível no site www.proconsumidor.org, o consumidor precisa informar um e-mail, no qual receberá uma senha de acesso. Com a combinação em mãos, é possível acessar o sistema para fazer e acompanhar as reclamações. As empresas têm a mesma forma de acesso. “O sistema também agilizará a resposta das empresas, principalmente para aquelas cujos advogados estão fora de Campinas e têm de vir à cidade para ter acesso a documentos e responder aos processos. Isso deverá implicar também em redução de custos a essas empresas”, disse o diretor do Procon.

Documentos, como notas, contratos ou recibos deverão ser digitalizados pelo consumidor (com scanner ou foto digital) e anexados por e-mail, para serem juntados ao processo. Completada a reclamação, a empresa recebe uma notificação para apresentar uma proposta de solução amigável.

Além de investir no atendimento on-line, o Procon Campinas terá, no prazo de 15 dias a 30 dias, 20 novos funcionários. Atualmente, são 20 atendentes, quatro deles atuando no sistema via internet. “Com a chegada dos novos funcionários, ao menos outros quatro atuarão exclusivamente no atendimento das reclamações enviadas pela internet”, disse Gianetti. Os outros novos funcionários serão divididos entre o atendimento pessoal, o cartório e o call center. Além disso, o órgão conta com a colaboração de 20 estagiários de Direito, que auxiliam nas etapas de atendimento. 

A inauguração do Procon Digital contou com a participação do prefeito Hélio de Oliveira Santos (PDT) e do secretário de Assuntos Jurídicos, Carlos Henrique Pinto.
 
Fonte: Correio Popular

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