Translate

domingo, 8 de agosto de 2010

GRUMIXAMA...




Uma amiga me deu de presente uma muda de “Grumixama” dizendo ser uma frutinha vermelha bastante saborosa. Como não a conhecia procurei no Google informações sobre a tal frutinha. Fiquei sabendo que a grumixama é uma árvore oriunda da Mata pluvial Atlântica e chega a atingir até 20 metros de altura. Seus frutos são comestíveis e muito apreciados ao natural, mas também podem ser usados no preparo de vinhos, licores, doces e até mesmo em saborosas caipirinhas.

A Grumixama é indicada para arborização de ruas, parques, praças, jardins, quintais e chácaras pelo seu belo aspecto paisagístico e por produzirem grande quantidade de frutos todos os anos, que atraem pássaros e insetos que dela se alimentam. É aromática e possui qualidades revitalizantes, energizantes e estimulam o apetite. A grumixama também combate males inflamatórios da boca, intestinos e aumenta a excreção pela urina.

Agora, além de uma amoreira, duas goiabeiras, um ipê amarelo e uma quaresmeira rosa plantada juntamente com uma primavera vermelha, tenho um pé de grumixama na calçada ao redor de minha casa. Mais do que nunca eu me sinto na contramão de meus vizinhos. Enquanto eles/elas vão cada vez mais tirando as árvores das calçadas para evitar a “sujeira das folhas e flores” que caem pelo chão... eu vou plantando mais e mais árvores, pois considero-as uma benção divina!

Vera Chvatal

4 comentários:

José Carlos disse...

È isso ai Vera, sinto inveja de você, eu infelizmente não tenho espaço suficiente para plantar arvores, mas dou maior valor a você por isso, continue assim e que os seus vizinhos e dos outros tambem aprendam a lição, e sigam seu exemplo.
Bjussssss
Jcarlos

Sonia disse...

Eu não conheço essa planta. O mal de se plantar arvores na rua são as raízes. Muitas espécies obstruem esgotos, entopem bueiros, arrebentam alicerces. Essas espécies não se adaptam na rua, são de floresta.
S O N I @

yeda siste disse...

Bom Vera...essa de vizinhos ja sabemos, vc sempre fez diferente...(com a Graca do Bom Deus!!!)Ja estou aqui visualizando a frente da sua casa...totalmente fechada por arvores!!!As mais variadas e mais lindas... e sua casa la aaaaaaaa nnnnnno fuuuuuundo, feito clareira na floresta!!! E os vizinhos dizendo :ali e a csa da bruxa!!!rsrsrrsrsr Licor...hummm pode ja ir pondo no caldeirao!!!

Maria Regina disse...

Nós tinhamos um pé de grumixama, mas precisamos arrancar para fazer a churrasqueira. Realmente quando ganhei a muda, me disseram ser ornamentel (era) e que ela atraia os passarinhos. Quanto ao sabor, achei meia sem graça.
Boa sorte com a sua.
Bjs.

MRegina