Translate

domingo, 27 de maio de 2012

QUEM TEM SEDE VENHA A MIM E BEBA (Jo 7.37-39)


Ter sede é algo muito ruim. Todos nós sabemos o que isso significa, basta ficarmos um pouco sem água. Precisamos de água para viver! Nosso corpo é composto por água. Por isso a imagem da seca é algo muito forte! Quando vemos notícias de seca, não há como não se condoer ou se indignar.
Agora é o nordeste, em outros tempos foi no sul, ou noutras regiões do país e do mundo. A seca se faz presente em diversas partes do mundo. Ausência de chuvas! Ausência de politicas publica, porque em pelo menos um pouco é possível prevenir, criar alternativas para estas épocas mais difíceis. A realidade e as pesquisas mostram que é preciso prevenir e cuidar melhor do planeta.

A Rio+20, que acontecerá nos próximos dias, deve refletir em busca de soluções e alternativas para a vida do planeta. Secas e chuvas, poluição, desmatamento, código florestal, são palavras e manchetes que estão todos os dias em nossos noticiários.

Também na Bíblia e no tempo de Jesus havia preocupações com o tempo e a seca. Em diversos textos vemos que a seca predominava. Desertos! Pessoas caminhavam longe em busca de água!
Serviço, muitas vezes feito por mulheres, naquele tempo e ainda hoje. Porque sem água não se prepara nada em casa. Quando falta água falta tudo.  A antiga marchinha de carnaval mostra a realidade de mulheres que sofrem com a falta d’água. Nada de romântico e alegre, embora animasse nossos antigos carnavais.

Lata d'água na cabeça,
Lá vai Maria. Lá vai Maria:
Sobe o morro e não se cansa.
Pela mão leva a criança.
Lá vai Maria.
Maria, lava roupa lá no alto
Lutando pelo pão de cada dia,
Sonhando com a vida do asfalto
Que acaba onde o morro principia.
A vida depende da água. Onde não há água não há vida. A existência da água é sinal de vida. Todas as religiões ou tradições creem que Deus é a fonte da vida, todas ligam a água com a presença de Deus.
Para quem crê a água tem um sentido além do conteúdo material. Ela é instrumento de relação com o divino e de harmonia do ser humano consigo mesmo e com toda a natureza. Praticamente em todas as religiões ou caminhos espirituais, a água é venerada como fonte de vida e mistério de fecundidade e amor. A água representa fonte de vida e a energia divina da fecundidade da terra e dos seres vivos.

No evangelho de João a água está presente em diversos momentos da vida Jesus.
Jesus diz: quem tem sede venha a mim e beba. Ofereceu desta água para a samaritana junto ao poço e para todas as pessoas. (João 4) Quem tem sede de água? De vida? Quem beber da água da vida jamais terá sede. Quem comer do pão da vida, jamais terá fome.  Jesus é a fonte de água viva, é o pão que alimenta e dá a vida.

No cap. 2 João relata as Bodas de Caná, quando Jesus transforma a água em vinho. A festa não pode acabar. A alegria tem que ser completa. Onde falta água, falta alegria, falta vida! Água e vinho simbolizam vida e alegria! Jesus anda sobre as águas (João 6 ) – As muitas águas podem significar dor e sofrimento. Os discípulos ficaram com medo das ondas em alto mar, mas Jesus vai ao encontro caminhando sobre as águas e acalmando o temporal. Em meio aos temporais de nossas vidas, Jesus vem a nosso encontro, nos trazendo segurança e acalmando  nossos medos e temores.

A água e os gestos concretos:
Na tradição cristã a água do Batismo simboliza a vida nova. João batizava no Rio Jordão e anunciava o perdão dos pecados. Somos batizados/as! Pelo batismo ingressamos na vida em comunidade. Somos acolhidos/as pelas águas do batismo nos braços de Deus, no aconchego da família cristã.
Na Igreja católica a água é aspergida sobre as pessoas na missa. E também outras tradições usam a água em suas liturgias.

O simbolismo da água é ecumênico – pertence/faz parte de todas as religiões! 
A palavra “Ecumene” significa toda a terra habitada.
Assim é a água! É necessária para a vida de todo o planeta.
Jesus oferece-nos a água da vida! Água pura! Agua Viva!
Por meio da sua palavra podemos encontrar refrigério!
Água que refresca e acalma a nossa sede de vida!

Saciados/as podemos seguir caminhando, mesmo debaixo do sol quente, mesmo que os dias pareçam desérticos, sem esperança, ... A fonte está à nossa frente. Quem tem sede pode ir e beber ...
Sempre, sempre e sempre. Amém!

Enviado pela amiga Pa. Neusa Tetzner
Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos
25/05/2012

Nenhum comentário: