Translate

quinta-feira, 5 de junho de 2014

DIA DO MEIO AMBIENTE




Comemoramos hoje o dia do Meio Ambiente e como podem ler na postagem anterior foi lançada uma campanha de proteção aos pássaros e em defesa do meio ambiente, cujo mote era: "quebre as gaiolas e plante uma árvore".

Adorei essa campanha e achei-a bastante oportuna. Nunca gostei de ver pássaros ou qualquer outro animal engaiolado ou enjaulado. Acho que meu desejo de liberdade sempre foi tão forte que me entristecia ver outras criaturas sofrendo em espaços pequenos, apertados, sem liberdade para voar ou correr ao vento como as nuvens, debaixo de chuva ou do céu azul...


E quanto às árvores todos sabemos de sua importância para o meio ambiente e para a saúde humana.  Os especialistas afirmam que estamos vivendo o século do calor, devido aos gases de efeito estufa acumulados na atmosfera e que formam um manto abafando a Terra - nosso planeta, nosso lar! Isso quer dizer que vem aí provações terríveis como conseqüência de nossas atitudes ou ou falta delas.


O último Relatório do Painel Internacional de Mudanças Climáticas (IPCC - sigla em inglês) da ONU e publicado em 2013 afirma que o aquecimento da Terra é inequívoco: a atmosfera esquentou, a neve e o gelo diminuíram, os oceanos estão mais ácidos, o nível do mar subiu e os gases de efeito estufa estão mais densos.

E tudo isso é resultado das toneladas de gás carbono "antropogênico" isto é, gerado pelo engenho humano, decorrente principalmente da queima de combustíveis fósseis e das emissões originadas por mudanças no uso da terra, como o desmatamento insano que estamos promovendo em nossas florestas e também em nossas cidades.

Sim, porque estamos acabando com o verde também em nossas cidades, na medida em que não cuidamos das árvores plantadas nas calçadas.  Seja através de podas mal feitas que prejudicam e causam doenças nas árvores, seja devido à erradicação total das árvores para não ter que varrer "a sujeira" (sic) das folhas e flores que caem no chão. Triste cultura essa que considera sujeira flores e folhas!

E tudo isso é responsabilidade nossa, coletiva e individual! Temos que cobrar e exigir de nossos governantes e administradores que cuidem melhor do meio ambiente em nossas cidades e florestas, mas também temos que fazer a nossa parte plantando e não arrancando árvores por motivos fúteis e egoístas. Temos que pensar em que mundo queremos deixar para os nossos filhos, netos, bisnetos, ou seja, a geração futura que vem por aí. Não podemos nos esquecer que as mudanças climáticas que legaremos às próximas gerações afetarão a saúde das pessoas e a própria vida no planeta.

E como comecei falando da liberdade dos pássaros e demais criaturas que habitam conosco este mesmo lar chamado Terra, porque não começar a educar nossos filhos a respeitar e amar a liberdade de todos? Soltem os pássaros engaiolados, plantem árvores! Atos valem mais do que mil palavras.

Plantei em meu quintal várias árvores: jaboticabeira, pitangueira, bananeiras (prata e nanica), coqueiros, palmeiras, primaveras, sapatinhos de judia, etc. Ficou um oásis, com muito verde e o colorido das flores: roseiras, éricas, lírios, lagrimas de Cristo, etc. que atraem os Beija-flores, sem contar as plantas perfumadas: sálvia, alecrim, arruda, hortelã, lavanda, jasmim, camélia... Uma delícia para os sentidos, um deleite para o coração!

Também coloquei uma casinha de madeira onde coloco diariamente alimento para os pássaros. Bem-Te-Vis, Rolinhas, Canários, Sanhaços e Pardais vêm se alimentar pela manhã e à tardinha. Acostumei-me a acordar com os sons e trinados deles. Sinto-me parte deste maravilhoso mundo em que vivemos e que temos que cuidar com o amor e carinho que ele precisa e merece: nossa Terra, Planeta Água! Ainda...

Fotos Vera (meu quintal) 


Nenhum comentário: