Translate

segunda-feira, 26 de maio de 2008

SABEDORIA




Vera Chvatal

¨O teólogo Leonardo Boff conta que no intervalo de uma mesa-redonda sobre religião e paz entre os povos, na qual ele participava juntamente com o Dalai Lama, ele perguntou:
- "Santidade, qual é a melhor religião?"
Esperava que o Dalai Lama respondesse: -"É o budismo tibetano" ou -"São as religiões orientais, muito mais antigas do que o cristianismo."
Entretanto, o Dalai Lama fez uma pequena pausa, deu um sorriso, olhou-o bem nos olhos e afirmou: -"A melhor religião é a que mais te aproxima de Deus. É aquela que te faz melhor."
Para sair da perplexidade diante de tão sábia resposta, ele voltou a perguntar:
- "O que me faz melhor?"
Respondeu ele:
- "Aquilo que te faz mais compassivo, aquilo que te faz mais sensível, mais desapegado, mais amoroso, mais humanitário, mais responsável... A religião que conseguir fazer isso de ti é a melhor religião..."

Para ser sábio é preciso viver, experimentar, amar, respeitar, ver e ouvir a própria vida. É sair de nossa concha e expandir nossa consciência, sem limitações. Viver à beira de acontecimentos novos, sem temer o novo e o desconhecido, simplesmente dando um passo por vez com fé e confiança, acreditando que cada passo nos levará a uma nova vida e a um novo mundo.
Sejamos sábios, vivamos, amemos e compartilhemos o que há de melhor em nossos corações!

Um comentário:

muriloha disse...

A religião é verdadeira se ela criar o poeta em você. Se ela matar o poeta e criar o pretenso santo, ela não é religião: é patologia, um tipo de neurose vestida com termos religiosos.

A verdadeira religião sempre libera a poesia, o amor, a arte, a criatividade em você, ela o deixa mais sensível. Você pulsa mais, seu coração tem uma nova batida, sua vida não é mais um fenômeno monótono e trivial. Ela é uma constante surpresa, cada momento abre novos mistérios.

A vida é um tesouro inesgotável, mas somente o coração do poeta pode conhecê-la. Não acredito em filosofia, não acredito em teologia, mas acredito na poesia.

Osho, em "Osho Todos os Dias - 365 Meditações Diárias"