Translate

sábado, 8 de agosto de 2009

LIVRO EXPLICA VIDA E OBRA DE JUNG E SUA EXPLORAÇÃO DO UNIVERSO INCONSCIENTE


Folha Online

O psiquiatra suíço Carl Gustav Jung (1875-1961) passou muito tempo na obscuridade. No Brasil, sua obra tem pouca repercussão nas universidades, se comparado às obras de Freud e Lacan, por exemplo, e, não raro, seu nome aparece associado ao misticismo, ao nazismo e à bigamia. Quanto de verdade existe nessas afirmações?

Entretanto, o que Jung buscava era compreender o universo simbólico humano que habitualmente se encontra sob o poder das religiões, dos místicos ou das filosofias orientais, sem defender a adesão a alguma religião específica ou a algum tipo de atividade mística.

Um dos pontos importantes da carreira do psiquiatra suíço foi quando ele se uniu a Freud, pai da psicanálise. Entretanto, essa parceria foi breve, por cerca de sete anos. Os dois tinham muitas idéias em comum, mas nunca concordaram com relação à teoria do inconsciente.

Jung acreditava que toda teoria é produto da equação pessoal de seu criador; portanto, sabia dos limites de seus escritos. Ele afirmava que tanto Freud quanto Alfred Adler (1870-1937) haviam descrito fatos que correspondiam ao dinamismo psíquico de muitas pessoas. Da mesma maneira, Jung acreditava que existem aqueles que possuem outra psicologia, similar à sua. Em suas palavras:

"Chego a considerar minha contribuição como minha própria confissão subjetiva. É a minha psicologia que está nisso, meu preconceito que me leva a ver os fatos da minha própria maneira. Mas espero que Freud e Adler façam o mesmo, e confessem que suas idéias representam pontos de vista subjetivos. Desde que admitamos nosso preconceito estaremos realmente contribuindo para uma psicologia objetiva".

O autor de "Jung", Tito R. de A. Cavalcanti, é analista junguiano, formado pela Sociedade Brasileira de Psicologia Analítica.
*
Editora: Publifolha 
Páginas:96
 Quanto: R$ 17,90

Onde comprar: nas principais livrarias, pelo telefone 0800-140090 ou pelo site da Publifolha.

Nenhum comentário: