Translate

domingo, 1 de novembro de 2009

MUSSAKÁ, O DELICIOSO PRATO GREGO!


Hoje me veio uma saudades de Atenas com suas ruas arborizadas e o bairro de Plaka ao redor da Acrópole onde comemos uma deliciosa Mussaká.
Resolvi fazer para almoço o delicioso prato grego, como forma de elaborar a saudade e relembrar os bons momentos vividos na Grécia.

Para partilhar com vocês, passo a receita dada pelo chef Manoel de Oliveira do Restaurante grego "Acrópole", nos Jardins, em São Paulo.
Na receita original, o prato, típico da Grécia, da Turquia e dos Bálcãs, é composto de camadas de berinjela e carne de carneiro moída com cobertura de molho bechamel. Em uma versão adaptada, o chef Manoel de Oliveira adiciona fatias de batatas, usa carne bovina e capricha no queijo parmesão.

Clique no título acima e assista o vídeo com as explicações do chef. Abaixo segue a receita completa. Experimentem... é uma delícia!


Ingredientes

Recheio

1 kg de carne moída
1 cebola média picada
1 talo de salsão picado
10 dentes de alho picados
5 a 6 folhas de louro
15 cravos
2 canelas em pau
Alecrim a gosto
Sal a gosto
300g de extrato de tomate
8 berinjelas cortadas em fatias (com mais ou menos 1cm de espessura)
1,5kg de batatas cortadas em fatias
400g de queijo parmesão ralado
Óleo para fritar
Manteiga para dourar a carne moída

Creme para cobertura

1 litro de leite integral
5 colheres (sopa) de farinha de trigo
200g de manteiga
3 ovos

Queijo parmesão ralado a gosto
Sal a gosto

Modo de preparo

Recheio

Em uma panela grande coloque um pouco de manteiga e leve ao fogo até derreter. Em seguida, acrescente a cebola picada, o alho e o salsão. Frite por alguns segundos e coloque a carne moída. Adicione os temperos (louro, alecrim, canela, cravo e sal) e, logo depois, o extrato de tomate. Deixe cozinhar em fogo baixo por cerca de uma hora e meia, mexendo sempre para não grudar. Enquanto isso, frite as fatias de berinjela e de batata em óleo bem quente. Deixe a gordura escorrer em papel toalha. Se possível, faça esse procedimento com um dia de antecedência assim os vegetais ficarão menos oleosos.

Creme para a cobertura

Leve a manteiga para derreter em uma panela de tamanho médio. Coloque a farinha e mexa sem parar. Adicione o leite e continue mexendo, desta vez com a ajuda de um fouet, para que o creme não embolote.
Coloque o parmesão e o sal a gosto. Mexa bem até levantar fervura. Acrescente os ovos e continue mexendo até que fique bem grosso.

Montagem

Em uma fôrma de tamanho médio acomode as fatias de berinjela já fritas. Salpique parmesão ralado e cubra-as com as fatias de batata e mais parmesão ralado. Coloque uma camada bem generosa do molho de carne moída. Faça mais uma camada de berinjela, parmesão e batata. Por último, cubra o mussaká com o molho bechamel e salpique mais queijo parmesão. Leve para gratinar em forno preaquecido com temperatura a 250 graus.

( Fonte: Veja SP)




Nenhum comentário: