Translate

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

HISTÓRIAS INFANTIS REFORÇAM PRECONCEITO...

Recebi esta mensagem de um casal amigo e resolvi colocá-la em meu blog para reafirmar meu apoio a toda e qualquer reclamação contra a disseminação de preconceitos e a manutenção da ignorância em nosso país. Vamos dar chances às nossas crianças de se desenvolverem sadiamente, se expressarem corretamente em sua língua materna e serem menos preconceituosas!

Vera Chvatal


"Olá,

Ao fazer recentemente uma viagem, eu e meu marido encontramos em um banco de um onibus a revista em quadrinhos do chico Bento, numero 10, de agosto de 2008.

Como meu marido está aprendendo o português, ele pensou que seria uma boa oportunidade para treinar a lingua. No entanto, isso logo se mostrou impossível, devido a ortografia incorreta presente nas histórias do Chico Bento. Pode parecer "engraçadinho", mas em um país com tantos SEMI-ANALFABETOS, acaba por ser uma vergonha. Lembrando-se que essas revistas são dedicadas às crianças, isso é ainda mais assustador.

Em seguida, encontramos a história do Piteco, chamada  "um herói Pré-histórico", que estava escrita em um português mais correto.  No entanto, ficamos PASMOS ao ler a historinha. Nela, o personagem principal (Piteco) adquire poderes mágicos, perdendo o medo de tudo e enfrentando dinossauros. Muitas moças "bonitas e magras" o perseguem, mas o destaque é dado a uma obesa, que é apaixonada por ele e da qual ele, no final da historia, foge desesperadamente. Um personagem diz "correção: o Piteco superou quase todos os seus medos".

Como uma revista dedicada a crianças, tão conhecida e lida, não se responsabiliza pelo seu papel social de formação de uma sociedade menos preconceituosa e machista? Como permitiram a publicação de uma história tao ridicula, como essa? Eu e meu marido ficamos CHOCADOS ao ler um conteúdo tão pobre de valores, que é transmitido nessa história, ainda mais se considerando que ela é para crianças.

Com isso, paramos a leitura e apenas guardamos o volume para mencionarmos no email. Agora, ela seguirá devidamente para o LIXO."

Nenhum comentário: