Translate

domingo, 6 de junho de 2010

HOLOCAUSTO CONTRA A NATUREZA


O pobre Pelicano coberto de óleo em praia de ilha na Louisiana (EUA) mostra o verdadeiro holocausto que nós humanos estamos praticando contra a Natureza! 

Era de se esperar (?) e exigir que a Britsh Petroleum estivesse melhor preparada para sanear rapidamente os possíveis e prováveis danos causados por acidentes como o acontecido recentemente na plataforma marítima de extração de petróleo no Golfo do México. Mas não foi o que se viu!!!

O diretor-geral da companhia petrolífera British Petroleum (BP) afirmou este domingo que a empresa está recuperando 10.000 barris de petróleo por dia, graças ao funil instalado para captar o óleo que vaza no Golfo do México, o que assegurou representar "a grande maioria" do que é vertido pelo duto danificado. "Neste exato momento, o funil produz 10.000 barris de petróleo por dia", declarou Tony Hayward à rádio-televisão britânica BBC, afirmando que se trata, "provavelmente da grande maioria" do petróleo que escapa do poço.

No sábado, o comandante da Guarda Costeira americana, almirante Thad Allen, anunciou que cerca de 950 mil litros de petróleo foram recuperados na sexta-feira graças ao funil posicionado sobre o vazamento, a 1,5 km de profundidade. O funil colocado na quinta-feira inclui quatro válvulas para evitar que se formem cristais no interior do dispositivo, como foi o caso durante uma primeira tentativa de conter o escapamento. Estas válvulas, por onde continua saindo petróleo, devem ser fechadas progressivamente... Que bom, o petróleo está sendo recuperado... menos mal! 

Mas, e  a degradação do meio ambiente? E as incontáveis vidas perdidas? Quem pagará por esse holocausto à Natureza? Todos nós e as gerações futuras...  Cenas como essa nos fazem chorar! Temos que repensar o sistema vigente de transporte e buscar meios alternativos menos danosos à Natureza...

Nenhum comentário: