Translate

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

27 DE AGOSTO - DIA DO PSICÓLOGO



Comemora-se hoje o "Dia do Psicólogo" que, como o próprio nome da teoria sugere, é o profissional que estuda a mente humana. 


Conhecida como a "ciência da alma", cabe à psicologia - palavra derivada do grego psyche (mente ou alma) e logos (conhecimento) - estudar os fenômenos da mente e do comportamento do ser humano com o objetivo de orientar os indivíduos a enfrentar suas dificuldades emocionais e ajudá-los a encontrar o equilíbrio entre a razão e a emoção.


O objeto de estudo do psicólogo é o comportamento humano e o seu principal objetivo é compreender o ser humano. E, apesar desse intuito de compreensão não ser uma característica somente do profissional de psicologia - pois temos também o antropólogo, o sociólogo e o economista procurando o mesmo -, fica visível que estes dão ênfase, sobretudo, aos grupos e sociedades, enquanto aquele se fixa no indivíduo. O que também não significa que o psicólogo só veja o indivíduo em separado, fora do coletivo, mas sim que enxerga o ser humano como a unidade do grupo.

Portanto, aos meus amigos psicólogos venho expressar hoje e sempre meus cumprimentos, desejando que cada vez mais possam estudar/compreender/ajudar na evolução sadia do comportamento humano. Contribuindo dessa forma para o desenvolvimento de indivíduos mais saudáveis, afetivos, sensíveis e íntegros, com vistas a uma sociedade mais justa, mais equilibrada, mais humana. 

3 comentários:

Esequiel disse...

Oi Vera
Um abç e obrigado pela lembrança do nosso dia. Tudo de bem todos possamos fazer.

Esequiel

Esquiel disse...

Oi Vera
Um abç e obrigado pela lembrança do nosso dia. Tudo de bem todos possamos fazer.

Esequiel

Unknown disse...

Vera, obrigada e um dia reflexivo sobre quem somos neste momento de desconstruções.
Marô