Translate

domingo, 12 de junho de 2011

VIAJANDO PELO LESTE EUROPEU III - VIENA

Nossa viagem pelo Leste Europeu começou em Viena, considerada a capital da música erudita. Com cerca de 1,6 milhão de habitantes e ainda poética como o rio Danúbio que a corta, Viena até hoje é chamada de a cidade dos músicos. O turista que se aventurar em sua noite encontra farta programação clássica.


Percorrendo a famosa e burbulhante Ringstrasse, lotada de turistas,  pode-se admirar os grandes palácios, a área de pedestres, os belíssimos parques e muitas outras pérolas que a cidade tem a oferecer.  Dentro do Ring, o Palácio de Hofburg é o mais conhecido. Antiga residência dos Habsburg é um magnífico complexo de residências imperiais, museu, biblioteca, escola de equitação, capela, igreja e sede do poder austríaco. Os trechos mais impressionantes são os aposentos reais e o tesouro onde estão expostas, em 21 salas, coroas, cetros, serviços de refeições em ouro, prata, peças de fina porcelana e joias belíssimas. Destacam-se o monumento a Maria Tereza, o Parlamento, a Prefeitura, o Teatro Nacional, o Palácio de Veraneiro do Principe Eugênio de Saboya, de onde se tem uma bela vista da cidade e os jardins de Belvedere.

A Catedral Gótica de São Estevão impressiona pela imponência e beleza. Seguindo pela Mariahilfe Strasse, a principal rua de comércio de Viena, pode-se admirar as grandes lojas de departamento, pequenas lojas de artesanato, lojas musicais, e os restaurantes e cafés que fazem tando sucesso entre os turistas...

O lado moderno de Viena tambem impressiona pela beleza arquitetônica de seus prédios, a exuberância de suas praças e suas ruas arborizadas, limpas e bem cuidadas.
Os bosques de Viena que já fazem parte da literatura mundial forma um cinturão verde abraçando várias áreas da cidade. Contam que o compositor clássico Brahms, ao caminhar por suas aléias, dizia ser preciso pisar com cuidado pois daquele solo brotavam notas musicais... Poético, não?


Segundo informação de nosso guia, Viena é considerada uma das mais seguras cidades da Europa!
Enfim, são tantas belezas a serem comentadas que terei que ir postando aos poucos para não cansar meus leitores... Devagar irei colocando mais fotos e comentários sobre as cidades visitadas nessa belíssima viagem ao Leste Europeu.

Vera Chvatal


2 comentários:

Maro disse...

Seus depoimentos, observações, mergulhos na história estão ótimos.

Bom Domingo.

Eg disse...

uau, um boa recordação com conhecimentos de geografia e cultura geral!
Bjs. Eg