Translate

quinta-feira, 30 de junho de 2011

POR UM MOMENTO FUGAZ...


A felicidade é feita de pequenos momentos... quem já não ouviu ou leu sobre isso? Mas quantas de nós realmente acreditamos nisso e nos dispomos a apreciar esses pequenos momentos, simples, do nosso dia-a-dia, mas que trazem uma sensação de paz e de bem-estar? Geralmente nem nos damos conta deles pois, via de regra, estamos atarefadas, correndo, escravas do tempo e da obsessão do fazer e do consumir.

Freud - já na velhice - escreveu que as coisas mais simples eram as coisas mais importantes da vida. E é mesmo! Quem não se sente bem ao apreciar o sol nascendo no horizonte, com seus raios dourados se espraiando e iluminando o dia? Ou observar o sol se por ao entardecer com as cores esmaecidas, tingindo o céu de rosa-violáceo? E ver as crianças brincando no parque, ouvindo suas risadas espontâneas e cristalinas pipocando no ar?

Tem coisa mais gostosa do que levantar da cama de manhã, após uma boa noite de sono, dar uma espreguiçada geral no corpo, tomar um saboroso café e poder ir espiar o dia,  se aquecendo ao sol, ouvindo bem-te-vis, sabiás e a passarinhada regurgitante de vida? Ou para quem tem animais de estimação como eu, vê-los dóceis e satisfeitos espicharem-se no piso do jardim para receber os raios de sol da manhã, neste frio final de junho? 

Pois foi justamente ao ver minhas quatro cachorras deitadas aproveitando o  calor do sol, que me levou a refletir sobre isso. E dei-me conta da sensação de paz e bem-estar que me invadiu. Por um fugaz momento o tempo pareceu ter parado e pude sentir-me parte da natureza, plena!

Então pensei comigo mesma: - Ser feliz é isso! É se deixar invadir pela satisfação de estar viva para apreciar esses pequenos momentos, tão simples, que fazem parte do nosso cotidiano, mas que precisamos estar atentas para percebe-los. Um pequeno insight de felicidade, mas que pode deixar marcas memoráveis no coração.

Vera Chvatal

Foto Vera: Lola

2 comentários:

ney disse...

Disse bem. Acho que com o tempo vamos desacelerando e percebendo, sentindo e valorizando mais e melhor esses simples momentos. O encanto de criança vai se renovando no amadurecimento e fechando o ciclo da vida. Vale mesmo a pena não deixá-lo passar corrido. Abraço/ney.

Zé Valter disse...

Se Deus é simples, as coisas mais importantes da vida não poderiam ser diferentes.
Beijo, Vera.

Zé Válter