Translate

segunda-feira, 11 de julho de 2011

VIAJANDO PELO LESTE EUROPEU VIII - DRESDEN / ALEMANHA


Foto: Zwinger
A cidade de Dresden, uma das mais belas da Alemanha, cativou-nos com sua bela arquitetura barroca.  Totalmente destruída em fevereiro de 1945 pelas forças aéreas dos Estados Unidos e da Inglaterra, com a unificação alemã em 1989 ela começou a ser reconstruída a partir de pinturas antigas e fotografias de antigos moradores.
A Frauenkirche - principal igreja de Dresden foi reconstruída, na medida do possível com suas pedras originais. As pedras foram medidas e catalogadas por um sistema de computador que ajudou os arquitetos e engenheiros a entender como colocá-las juntas novamente...
Com belos jardins, verdejantes e floridos nesta primavera de 2011, Dresden encanta e seduz todos os que a visitam...

A estátua de bronze de Martin Lutero que sobreviveu aos bombardeios foi recuperada e colocada defronte à igreja.

Do alto da sua cúpula dá para avistar o magestoso rio Elba, todo o centro da cidade e outros bairros mais afastados...

Vera Chvatal

2 comentários:

Ney disse...

Vera,
É isso, de tudo um pouquinho, aproveitando os bons momentos dessa passagem. Sempre vou dar minhas voltas nesses corredores culturais, é uma boa distração e aprendizado.
Vi sua resposta do meu comentário, essa cadeia alimentar é mesmo cruel, mas parece que foi assim que fez a Criação. Poderíamos ser como um computador, nem a alface íamos incomodar.
Parabéns pelas viagens. Eu fico mesmo nos passeios, nunca sai do Brasil. Vou deixar para a próxima vida (rs). Abraço/ney.

Be disse...

Vera, muito linda. Pena que não deu para conhecermos - ficará para outra.