Translate

sexta-feira, 6 de abril de 2012

A PÁSCOA E SEUS SIGNIFICADOS




  


Ao longo da história a comemoração da Páscoa e seus significados foi incorporando muitos símbolos originários de várias civilizações. No Brasil, conhecemos três diferentes versões: a cristã que comemora a ressurreição de Jesus Cristo, a judaica que rememora a libertação dos escravos do Egito e o encontro da terra prometida e a celebração da Deusa da Primavera em agradecimento pela colheita e pela fertilidade.  Os principais símbolos da Páscoa, atualmente, são os coelhos, ovos de chocolate e o bacalhau.


O bacalhau foi inserido na comemoração cristã porque o catolicismo exigia dos fiéis um jejum de  carne "quente" durante a quaresma, período que antecede o domingo de Páscoa. Considerada uma carne "fria" pelos portugueses, o bacalhau era consumido como uma alternativa para essa época.  Com a colonização foi trazido para o Brasil e aqui também tornou-se uma alternativa de consumo para o jejum da Sexta Feira Santa, passando a ser uma tradição pascal.


Ostera é a Deusa da Primavera originada do paganismo. Sua imagem é representada por uma mulher que observa um coelho e segura um ovo na mão.  Como a Páscoa era comemorada no hemisfério norte com a chegada da Primavera, para celebrarem a fertilidade - ligada à Primavera e à colheita - os pagãos pintavam ovos com símbolos mágicos ou faziam ovos de ouro e os enterravam ou os lançavam à fogueira.  Esses símbolos acabaram sendo introduzidos na comemoração pascal no Ocidente.


Conta a lenda que Ostera gostava de crianças e transformou um pássaro em uma lebre para brincar com as crianças ao redor dela. Porém, a lebre queria voltar à sua forma original, mas Ostera só teria poder novamente na Primavera. Quando chegou o tempo ela transformou a lebre em pássaro novamente que, agradecido, botou alguns ovos. Mas a transformação foi momentânea e o pássaro transformou-se novamente em lebre. Então Ostera pintou os ovos do pássaro e os distribuiu pelo mundo.


Os ovos de chocolate foram introduzidos pelos confeiteiros franceses que decidiram substituir os tradicionais ovos de galinha pintados. E hoje, todos se deliciam com os maravilhosos ovos de chocolate.


Para terminar, desejo que a ressurreição de Jesus Cristo se faça presente em todos os corações e que comemorem uma maravilhosa e doce Páscoa recheada de amor, alegria, paz e prosperidade junto aos seus queridos. 

Extraído do informativo Porto e você

Um comentário:

Egberto disse...

E aqui no Hemisfério Sul, o Deus Outono que avisa que é hora de pensar em recolhimentos...