Translate

segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

A EDUCAÇÃO ATRAVÉS DO EXEMPLO

ELLEN educacao11Foto: Ellen Augusta Valer de Freitas
Ser educador é ser um espelho. Todos nós temos lembranças de nossos professores, de suas palavras e mais ainda de suas atitudes perante a vida. O exemplo de um professor pode marcar para sempre a vida de uma pessoa.
Tenho lembranças de muitos professores e nem todas as lembranças são boas. Já vi professores se contradizerem em atos e palavras. Tive uma professora de matemática que me acusou de ter colado, quando tive uma nota alta em uma de suas provas. Na época fiquei me questionando se ela tinha algum tipo de preconceito contra mim. Hoje eu sinto pena da sua atitude, pois sei que ela tinha vários alunos que colavam e ela era sequer capaz de perceber.
Esses atos em sala de aula marcam muito, pois diante dos alunos o professor é um exemplo de virtude. É a pessoa que sabe, que tem algo a dizer e ensinar. O professor pode ser conselheiro, pode ser amigo, pode ser um carrasco, mas sempre será um exemplo. Que poderemos ou não seguir.
A educação no Brasil não é bem um grande exemplo de boa educação. Observando a sociedade atual, logo percebemos que muitos estão retrocedendo em termos de educação, bom senso, boas maneiras. As pessoas estão cada vez mais alienadas, esqueceram de dizer 'muito obrigada' e pedir licença em um supermercado, dar a vez a um deficiente físico ou colaborar no trânsito. Não, a sociedade está cada vez mais pobre em termos de educação. Desta educação básica que vem de casa e nem sempre o professor tem responsabilidade. Por isso sei o quanto é difícil para um professor ser exemplar no que faz.
Mesmo assim ele tem que ser. Pois é ele quem marca presença diante de seus alunos. Lamento muito conhecer professores de ética, bioética, biologia que não fazem nada do que incentivam seus alunos a fazerem. Em termos de ética relacionada aos animais, aqui no Brasil e em diversas partes do mundo, quase tudo é teoria, mas pouca prática no dia a dia.
ELLEN educacao2Foto: Ellen Augusta Valer de Freitas
Recebi um livro da USP sobre reciclagem e gostaria de partilhar com os leitores. O Programa USP RECICLA reúne em um livro atividades pedagógicas, dinâmicas, jogos e oficinas, mostra diversas formas de se lidar com o lixo, conhecer o que é lixo, saber o que é educação ambiental. Os professores podem usar este livro como ótima fonte de ideias sobre o que fazer em sala de aula, aulas práticas, vivências, coletividade e muitas outras ideias.
Este programa é aplicado na Universidade de São Paulo. Recebi pelo correio um kit contendo um livro chamado Da Pá Virada: Revirando o Tema Lixo. Vivências em Educação Ambiental e Resíduos Sólidos mais um CD e folhetos ensinando como fazer papel reciclado, obras de arte com lixo e composteira.
Este material é uma boa opção para ser trabalhado em escolas e grupos de crianças e adolescentes. Para instruir professores e apoiadores da causa ambiental.
Temos que usar esses recursos e, antes disso, unir nosso discurso à prática. Não ser apenas teoria e uma referência vazia. Vivermos em um país que pouco valoriza a educação não é desculpa para sermos medíocres, para vivermos na ilusão de que um dia as coisas irão mudar, mas que não precisamos mudar nada em nossa vida.
ELLEN educacao3Foto: Ellen Augusta Valer de Freitas
Todos querem mudar o mundo, acabar com a fome, mas em seu dia a dia, fazem exatamente tudo o que todos fazem para perpetuar a fome e os desequilíbrios ambientais ao redor do planeta.
Não é difícil mudar hábitos, o mais difícil é manter os novos hábitos criados, encontrar alternativas e abrir mão do egoísmo que tem norteado o comportamento consumista e sem compaixão de nossa época.

Nenhum comentário: