Translate

sexta-feira, 19 de junho de 2009

JÜRGEN HABERMAS: 80 anos de vida



Habermas, em 2007



Ele é considerado o sucessor da Escola de Frankfurt, de Max Horkheimer e Theodor W. Adorno. E foi graças a eles que Jürgen Habermas entrou em um „novo universo intelectual“. Considerado o maior filósofo alemão vivo, Habermas foi o responsável por dar seguimento à „Teoria Crítica“ de Horkheimer e levá-la para a sociedade, tirando-a da exclusividade da comunidade científica.

Seu trabalho teorizou desde a década de 1970 sobre como a forma de discurso de uma sociedade democrática pode ser organizada. Em "Teoria da ação comunicativa", sua principal obra, publicada em 1981, Habermas criou uma espécie de guia para a sociedade moderna. Também tentou conciliar socialismo e democracia, colocando de um lado uma imagem positiva e positivista do homem, e de outro a inquebrável crença na razão.

Jürgen Habermas completou nesta quinta-feira, 18.06, 80 anos de vida. Por ocasião da data, Frank-Walter Steinmeier, Ministro das Relações Exteriores da Alemanha, comentou sobre a influência do filósofo em seu trabalho e nas histórias da Alemanha e da Europa.

„Sem Habermas seria impossível pensar a uma ação política para uma Europa democrática e social“, disse. Steinmeier também lembrou o encontro que ambos tiveram por ocasião da presidência alemã da União Europeia em 2007 e concluiu: „Jürgen Habermas foi e é a voz da razão da Europa. E nós temos que ficar felizes por saber que essa voz, ouvida em todo o mundo, foi criada na Alemanha“.

Nenhum comentário: