Translate

domingo, 20 de fevereiro de 2011

CONVÍVIO COM ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO MELHORA SISTEMA IMUNOLÓGICO DE ADULTOS E CRIANÇAS, E REDUZ OS NÍVEIS DE ESTRESSE



  • Ter um animal de estimação é uma alegria dentro de casa. Mas será que eles foram trazidos ao mundo para nos dar somente felicidade e nos fazer companhia? 

    Pesquisas realizadas pelo Departamento de Psicologia Experimental da Universidade de São Paulo, USP, e encomendadas pela Comissão de Animais de Companhia, Comac, reuniram uma série de estudos nacionais e internacionais que confirmam que o convívio com os animais de estimação traz benefícios à saúde. 

    Entre algumas das observações foi destacada a melhora da imunidade de crianças e adultos, redução dos níveis de estresse e da incidência de doenças comuns, como dor de cabeça ou resfriado.

    Quanto ao reforço da defesa do organismo, de acordo com o levantamento, os benefícios independem da idade. Os pesquisadores da USP citam um trabalho que identificou vários benefícios aos bebês que convivem com cães, já que certas proteínas que desempenham um importante papel na regulação do sistema imunológico e das alergias aumentam significativamente em bebês de um ano de idade quando expostos precocemente a um cão.

    Mas, de acordo com a pesquisa do Radar Pet, idealizada pela Comac, ainda há resistência dos casais que possuem filhos pequenos em adquirirem um animal de estimação: 44% das residências que têm pelo menos um pet são de casais com filhos jovens ou adolescentes; este número cai para 16% quando se trata de casais com filhos pequenos com idade até 09 anos.

    Um gesto simples pode trazer importantes efeitos ao sistema imunológico de pessoas de qualquer idade. Acariciar um cão pode elevar os níveis de imunoglobulina A, um anticorpo presente nas mucosas que evita a proliferação viral ou bacteriana, sendo importante na prevenção de várias patologias.


    Agora, quanto aos benefícios ao coração, outros estudos identificados pelos pesquisadores da USP também avaliaram as taxas de sobrevivência, no ano posterior a um infarto agudo do miocárdio, em donos de cães, gatos, outros animais de estimação e em pessoas que não possuíam bichos. Segundo os pesquisadores, depois de determinado período, verificou-se que a posse de um cão contribuiu significativamente para a sobrevivência dos pacientes, pelo menos no ano seguinte ao incidente.

    Já no controle da hipertensão arterial, os estudos apontam benefícios também neste sentido. Profissionais que viviam em condições de estresse e faziam controle da doença com medicação, foram divididos em dois grupos, os que possuíam um cão ou gato e os que não possuíam animais. Seis meses depois do início do monitoramento, um dos trabalhos constatou que as taxas de pressão diminuíram para ambos os grupos. Entretanto, nas situações geradoras de estresse a resposta foi melhor para os donos de cães. Esta situação mostrou a diminuição dos níveis de estresse, obtidos com o contato com os pets.

    Então, para você que tem um cão ou um gato, aproveite todos os benefícios que eles trazem. Para você que não tem, talvez fosse esse o empurrãozinho que precisavam para adquirir um animal de estimação.
    Thaís Pires - JFNOTICIAS.com

    Enviado pelo André Zanarella da Clínica Veterinária Neco-Inu/Jacareí

Nenhum comentário: