Translate

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

ARBORIZAÇÃO URBANA


Marcos Roberto Boni



No dia 22 de setembro é celebrado o Dia das Árvores. Lamentavelmente não temos nada a celebrar com relação à arborização de Campinas. Há três décadas, Campinas era referência em arborização urbana, contendo calçadas com bom acabamento e sempre com frondosas árvores plantadas adequadamente.


Atualmente, o estado das árvores de forma geral é lastimável. Muitas encontram-se totalmente mutiladas, outras sofreram podas predatórias, outras tiveram veneno injetado em seus troncos ou nas raízes, muitas tiveram a base do tronco concretado não permitindo a infiltração de água, enfim, as árvores em Campinas vêm sofrendo fortes agressões por parte da população, do Departamento de Parques e Jardins, e ainda por muitas empresas cadastradas para a realização de podas.


A lei municipal 11571/2003 regula a poda, o corte e o plantio de árvores em nossa cidade, porém desde sua vigência, junho de 2003, vem sendo reiteradamente violada. Inconformados, ambientalistas e membros do Conselho Municipal do Meio Ambiente (Comdema) travaram exaustiva batalha junto à Prefeitura de Campinas durante a gestão do dr. Hélio, e conseguiram a formação da Comissão Técnica Consultiva de Arborização de Campinas, que está prevista na citada lei, e que tem por objetivo auxiliar a Administração Pública a cumprir rigorosamente essa lei. 

Cabe agora ao novo prefeito de Campinas se inteirar dos problemas relativos à questão da arborização e dedicar atenção plena para determinar a aplicação em caráter de urgência das medidas que os experts estão voluntariamente apontando como imprescindíveis para minimizar os impactos causados pelo desequilíbrio ecológico causado pela falta da arborização adequada do território municipal.


Está provado cientificamente que as árvores interferem no ciclo das chuvas. Onde há vegetação, a estiagem dificilmente ocorre, os impactos das tempestades são minimizados pela proteção das copas, elas evitam os deslizamentos de terras, erosões, enchentes. Aumentam a umidade relativa do ar, o que protege a saúde das pessoas, principalmente bebês e idosos que sofrem muitos problemas respiratórios nas épocas de inverno com estiagem. Combatem a poluição sonora e atmosférica. As árvores crescem a base da fixação de carbono que é gerado pela poluição atmosférica. Além disso, a sombra das árvores protege as pessoas contra o câncer de pele. 

Novamente, problemas de saúde são combatidos pelo plantio de árvores, o que reduz os gastos públicos com atendimentos médicos. Não podemos esquecer que as árvores são as casas e as fontes de alimentos para muitos pássaros, inclusive aqueles que se alimentam de insetos nocivos ao homem. Estudos científicos comprovam que os locais arborizados acalmam, tranquilizam as pessoas, e diminuem os índices de criminalidade. 

No mercado imobiliário as áreas verdes são sempre mais valorizadas. Importante também frisar que as árvores são fontes de alimentos saudáveis, nutritivos. Enfim, as árvores são verdadeiros remédios para vários males da vida urbana.  Seu planejamento técnico permite que o plantio não gere no futuro danos ou inconvenientes aos proprietários dos imóveis vizinhos. Se houver definição da espécie a ser plantada por técnicos, não haverá problemas com a calçada, tubulações e encanamentos, etc. 

A importância do tema se dá porque em poucos meses teremos fortes tempestades de verão, e muitas árvores agredidas, mutiladas por podas irregulares, irão cair e causar danos materiais e, lamentavelmente, poderão causar a morte de pessoas. Não importa quem seja o prefeito de Campinas, mas a política municipal de arborização deve ser tratada como prioridade, pois a qualidade de vida da população, e a governabilidade do município num futuro próximo, dependem diretamente do manejo adequado da flora urbana. 


O aquecimento global, a impermeabilização do solo, a poluição atmosférica e a falta de arborização em Campinas irão causar em breve o mesmo caos vivido em São Paulo, toda tarde com fortes chuvas de verão. As árvores são seres vivos e são nossas protetoras, precisamos protegê-las também! O futuro da humanidade depende da preservação da Natureza.


Marcos Roberto Boni é advogado especialista em Gestão Ambiental, membro da Comissão de Meio Ambiente da OAB, do Comdema e da Comissão Técnica Consultiva de Arborização de Campinas



Fonte Correio Popular de Campinas

Um comentário:

Cristina Ramalho disse...

Oi Vera, td bem?! Vim te convidar para conhecer meu mais novo blog...
http://aminhapazvosdou.blogspot.com/
dê uma passada por lá...
bjo,