Translate

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

NOVO SÍMBOLO DOS DIREITOS HUMANOS

   (© Reproducão) Os direitos humanos possuem agora um símbolo. Depois de quase um mês de votações, o público escolheu vencedora a proposta do sérvio Predrag Štakić: um pássaro prestes a levantar voo ou, dependendo da interpretação, um aceno de mão. A cerimônia de premiação foi realizada nesse sábado (23.09), paralelamente à reunião da Assembleia Geral das Nações Unidas, em Nova Iorque.

Segundo Štakić, designer gráfico freelancer, a inspiração para a criação da logomarca veio da própria Declaração Universal dos Direitos Humanos. „"Em seu preâmbulo ela diz que os direitos humanos são a base para a criação de um mundo livre, justo e pacífico. A partir disso, fiz uso de dois símbolos universais - uma mão e um pássaro - para criar algo novo”.

Segundo os organizadores, a expectativa é de que o símbolo seja rapidamente aceito pela comunidade internacional e por todas as pessoas do mundo. Todas as logomarcas que participaram do concurso, que teve a sua primeira convocação em maio, foram feitas por pessoas comuns para pessoas pessoas comuns e escolhidas por essas mesmas pessoas.

Para Guido Westerwelle, Ministro das Relações Exteriores da Alemanha, “o grande sucesso da iniciativa mostrou que os direitos humanos são um importante tópico em todos os países do mundo e que a lacuna que havia no que diz respeito a um símbolo universal para o tema foi finalmente preenchida”. Westerwelle também destacou  o alto nível de discussões sobre o tema, com internautas do mundo inteiro contribuindo com ideias e diferentes pontos de vista.

A iniciativa “Uma logomarca para os Direitos Humanos” recebeu 15.375 propostas para a nova logomarca, vindas de mais de 190 países e contou com um júri de renomadas celebridades, entre elas a Alta Comissária das Nações Unidas para os Direitos Humanos, Navanethem Pillay (África do Sul), os cinco detentores do Prêmio Nobel da Paz, Aung San Suu Kyi (Myanmar), Shirin Ebadi (Irã), Muhammad Yunus (Bangladesh) e Michail Gorbatschow (Rússia) e Jimmy Carter (Estados Unidos da América); Angelina Acheng Atyam (Defensora dos Direitos da Criança, Uganda), Waris Dirie (Top Model e Defensora dos Direitos da Mulher, Somalia), Roland Emmerich (Cineasta de Hollywood e Productor, Alemanha), Carolyn Gomes (Defensora dos Direitos Humanos, Jamaika), Juanes (Defensor dos Direitos Humanos e Activista para a Paz, Colômbia), Somaly Mam (Defensora dos Direitos Humanos, Kambodia), Paikiasothy Saravanamuttu (Defensor dos Direitos Humanos, Sri Lanka), Jimmy Wales (Fundador da Wikipedia, Estados Unidos da América) como também internacionalmente renomados perítos no âmbito de design tais como Ahmed Humeid (Jordânia), Javier Mariscal (Espanha) e Erik Spiekermann (Alemanha), além dos Ministro das Relações de Bósnia e Herzegóvina, Chile, Alemanha, Canadá, Maurícias, Senegal, Singapura, República Checa e Uruguay, que juntos criaram a plataforma para esta competição.


Fonte:  Notícias da Alemanha - n°39/2011

Nenhum comentário: