Translate

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

PAREDES VERDES COMBATEM A POLUIÇÃO

http://planetasustentavel.abril.com.br/blog/sustentavel-na-pratica/saudaveis-paredes-verdes/
Afonso Capelas Jr.
Que as plantas retiram o gás carbônico do ar e devolvem oxigênio todo mundo sabe. Agora, um estudo recente levado a cabo por pesquisadores de universidades britânicas das cidades de Birmingham e Lancaster revelou que quarteirões inteiros com paredes recobertas por trepadeiras podem funcionar como verdadeiros filtros de ar, diminuindo em até 30% a poluição atmosférica de bairros e metrópoles.
O estudo foi publicado no conceituado periódico Tecnologia e Ciência do Ambiente. Ele revelou também que a prática desses verdadeiros corredores verdes nas grandes cidades podem ser 25% mais eficientes no combate à poluição do ar do que a criação de mais áreas verdes.
Para os cientistas ingleses, quanto mais paredes impregnadas de plantas em uma mesma rua, mais bons resultados são alcançados. “O plantio de muitos corredores verdes de forma estratégica pode ser uma forma relativamente fácil de controlar os problemas locais de poluição”, disse um dos cientistas responsáveis pela pesquisa, Rob Mackenzie, ao site da BBC News.
Para Mackenzie, a maior vantagem das placas de trepadeiras plantadas nas paredes externas é que elas podem limpar o ar que fica no espaço entre os prédios e residências. E nem é preciso fazer uso de outras espécies vegetais. Tal detalhe, acreditam os pesquisadores ingleses, diminui drasticamente o custo de manutenção.

Nenhum comentário: