Translate

domingo, 1 de março de 2009

FORUM SOCIAL MUNDIAL – Um outro mundo é Possível



Belém, Pará, Janeiro 2009-03-01


Neste texto, belíssimo, apresentado no World Social Forum, Leonardo Boff nos alerta para a necessidade de buscarmos um novo começo, resgatar as utopias esquecidas, reescrever o nosso sonho comum...




"As tradições nativas falam do ser humano como jardineiro.
Conforme ensinam tais tradições o ser humano deve cultivar a Terra com cuidado e senso de justiça e estética. A proteção da vitalidade, diversidade e beleza da Terra é nosso dever sagrado. Devemos lançar um novo olhar sobre a realidade, adotar um novo paradigma de relacionamento com todos os seres.

O universo caminhou 15 bilhões de anos para produzir o planeta que habitamos, essa admirável obra que nós, seres humanos, recebemos como herança, para cuidar como jardineiros e preservar como guardiões fiéis.

Somos todos interdependentes uns dos outros, coexistindo no mesmo cosmos e na mesma natureza. Uma mesma Fonte alimenta a todos, misteriosa e inominável, sustenta e confere vida a tudo que existe. O mesmo Sopro permeia toda a existência. A vida é milagre tão belo quanto curto, que deve ser cultivado como as flores mais belas.

Como nunca antes na história o destino comum nos conclama a buscar um novo começo.
Promover a ecologia do cuidado, que zela pelos interesses de toda a comunidade de vida. Coexistir com respeito, cooperação e harmonia com os demais moradores deste pequeno planeta: - animais, vegetais, seres humanos.

A interculturalidade, o encontro com outras tradições, outras culturas, enriquecem a nossa visão do mundo e da vida. Ter olhos para os que são diferentes. Ter ouvidos para a sua voz, as suas melodias, canções, histórias...

Habitamos todos uma Casa comum. Temos uma origem comum e, certamente, um mesmo destino comum. As tantas flores com suas cores e formas distintas. Diferenças superficiais, pois a terra que as nutre e sustenta é uma. Um único Sopro as anima, conferindo-lhes significados, sentido e vida.

O desafio do tempo presente é o de resgatar as utopias esquecidas, reescrever o nosso sonho comum. Um único Sopro, uma única Alma, uma mesma esperança. E em meio à agitada rotina da vida moderna, encontrar tempo para refletir sobre as perguntas metafísicas...

Ter ouvidos para a voz que fala em nós, que nos convoca para a prática do bem...
e que diante de uma noite estrelada nos pergunta:
- Quem sustenta e se esconde atrás daquelas estrelas?...

A voz que, quando diante de um recém-nascido, com respeito e admiração pergunta:
- Quem foi que produziu esta vida?...
- Onde é que, no olhar da criança, começa o céu e acaba a terra?”

Para mais informações sobre o World Social Forum clique no título acima
Para saber mais sobre o teólogo Leonardo Boff entre em seu site: www.leonardoboff.com.br

Nenhum comentário: