Translate

sábado, 7 de março de 2009

VIDA COM CONTEÚDO


Saul Brandalise Jr

Todas as pessoas possuem conhecimento. Isso é uma constatação e ninguém pode duvidar desta afirmação. Obviamente que alguns têm mais, outros menos.
Mas o grande desafio de uma vida, é o que faremos com o conhecimento que possuímos. Conhecimento é o que sabemos. Conteúdo é o que sabemos e já aplicamos com sucesso, ou mesmo com equívocos. Desta forma a grande cartada é deixarmos de ser uma pessoa com muito conhecimento para efetivamente passarmos a viver uma vida de conteúdo.

Uma pessoa com muito conhecimento pode se deixar facilmente trair pela vaidade e com isso se tornar até arrogante. Sabe demais. Este posicionamento de arrogância não lhe permite aplicar corretamente o que sabe. Sair da simplicidade para um pedestal é possível acontecer até de forma acelerada. O arrogante não tem conteúdo.

A grande dificuldade que sinto é provavelmente a mesma que você sente. Como aplicar adequadamente o que sei e fazer disso conteúdo em minha vida? No meu caso, minhas emoções são o maior vilão; já estou muito melhor, mas ainda distante do que pretendo.
O importante é que sei que as coisas são assim, que é preciso controle e que sentimentos ruins só nos atrapalham e nos fazem adoecer.

Que preciso me policiar e desta forma utilizar o meu conhecimento sem que qualquer sentimento negativo ou mesmo positivo, o contamine. Outro ponto importante é saber o que realmente é conhecimento correto em nossa mente, e o que é dedução forçada por métodos sociais, religiosos e familiares. Sem dúvida este é um problema sério.

Muitas vezes achamos que sabemos, mas fomos levados a deduzir que aquilo é certo.
As religiões têm muita culpa nisso. Fiz uma verdadeira faxina em minha vida e hoje me atrevo a achar que estes três centros de poder, sociedade, religião e família, pouco ou nada interferem em minha vida. Obviamente que não se trata de uma faxina fácil e simples. Mas foi necessária.

Demorei, mas descobri que o que os outros pensam a meu respeito é problema deles.
Eu sou quem tem de saber o que penso a meu respeito. Isso faz toda a diferença em nossa vida. Conheço algumas pessoas que se tornaram vítimas dos julgamentos dos outros.
Sofrem por isso, mas nada fazem para mudar a situação. Continuam reféns deste estado de coisasVivem como atores procurando ser o que os outros pretendem que elas sejam.

São felizes? Óbvio que não. No palco de nossa vida o fundamental é representarmos um único personagem: nós mesmos, em toda a identidade de nossa alma, de nossa essência.
Outro ponto terrível: conviver em sociedade com pessoas falsas. Não importa se há ou não dinheiro envolvido. Jamais conviva com quem você não confia. Você está se nivelando a ele. Não há dinheiro que justifique uma noite mal dormida. Não há dinheiro que justifique uma traição. Para mim estes pontos são vitais para que a aplicação do nosso conhecimento seja isenta de qualquer contaminação e que tudo o que sabemos passe a ser, efetivamente, conteúdo.

Só saber, ter conhecimento, é coisa de profeta. O verdadeiro sábio tem conteúdo.
Sabe exatamente o que fazer e como aplicar o seu conhecimento. Por isso é sábio.
Por isso se cala, e fala pouco.

Foto Vera; clique na foto para ampliá-la

Um comentário:

ney disse...

“Os conhecimentos nos dão meios para viver. A sabedoria nos dá razões para viver.” - Rubem Alves.

E num outro texto diz ainda o Rubem Alves: "E a inteligência, pobrezinha, não tem o poder para decidir o que iluminar. Ela é mandada. Só lhe compete obedecer. As ordens vêm de outro lugar. Do coração. Se o coração tem gostos suínos, a inteligência iluminará chiqueiros. Se o coração gosta de crianças e jardins, a inteligência iluminará crianças e jardins. Essa é a razão por que é mais importante educar o coração do que fazer musculação na inteligência. Eu prefiro as inteligências que iluminam a vida, por modestas que sejam".
Está muito bem dito. Ney Rocha//