Translate

segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

A LÓGICA DAS CRIANCAS...



 Neste tempo de Natal fomos surpreendidos na CELVA* com gestos generosos. Recebemos muitos brinquedos para o projeto Ágape, trabalho que realizamos com cerca de 30 crianças do Bairro Parque Portugal em Valinhos. No dia da festa de Natal cada uma pode escolher um brinquedo. Ganharam também um pacotinho com doces feito carinhosamente por pessoas da comunidade. No final da festa ficaram uns 30 pacotes, que decidimos doar para outras crianças. Entre os brinquedos, ficou uma linda boneca, tipo bebê.

Ontem à tarde fui com Salette e Nazareth (diálogo inter-religioso) levar esses brinquedos para moradores do B. Campo Belo (Viracopos) em Campinas. Primeiro visitamos uma senhora batalhadora e com um dom maravilhoso de fazer trabalhos manuais (bordado, fuxico, crochê,...), que tudo recicla transformando em arte, inclusive a vida.  A filha menor me mostrou feliz o caderno colorido, pois passou para o segundo ano. Fiquei impressionada, pois não havia uma linha desperdiçada. Letras e desenhos preenchiam todos os espaços do caderno. E até o “C” que a professora colocava foi pintado. Ofereci a ela a boneca, mas ela preferiu uma casinha de plástico cor-de-rosa. A família vive numa casa de placas de aglomerado, tudo muito organizado, mas que me lembrou os presépios.


Depois seguimos para outra parte do bairro. De repente, crianças que soltavam pipa e brincavam na rua se aglomeraram ao nosso redor. Distribuímos os presentes de acordo com as escolhas. Os meninos levaram os carrinhos e as meninas as bonecas, pequenas tipo barbie. E a boneca grande ficou até o fim. Foi levada por uma mãe que a carregou carinhosamente para a filha que estava em casa.


Quando recebi os presentes, pela lógica de gente grande, pensei: Essa boneca vai ser disputada e vamos ter problemas. Até agora estou aqui pensando na boneca que quase ficou em minhas mãos. E nas crianças que me surpreenderam mais uma vez neste Natal.

Pa. Neusa Tetzner
Natal 2009
*Comunidade Evangélica Luterana

Nenhum comentário: