Translate

sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

TARIFA CELULAR BRASILEIRA É A SEGUNDA MAIS CARA DO MUNDO!


"O Brasil foi apontado pela consultoria europeia Bernstein Research como o país com a segunda mais cara tarifa de telefonia celular do mundo, atrás da campeã África do Sul e à frente da Nigéria. O estudo levou em conta o Produto Interno Bruto (PIB) e os preços médios das tarifas em 17 países.

As operações de telefonia móvel realizadas pelos usuários brasileiros custam em média 24 centavos de dólar o minuto, enquanto países como Indonésia (1 centavo de dólar o minuto) e China (3 centavos de dólar por minuto), com valores de PIB comparáveis ao do Brasil, possuem as tarifas mais baixas.
Nações africanas como Nigéria (23 centavos de dólar o minuto) e África do Sul (26 centavos de dólar o minuto) praticam tarifas similares às do Brasil. Rússia, Egito e México têm tarifas médias de 5 centavos de dólar por minuto, mesmo valor cobrado nos Estados Unidos.

No bloco europeu, a Espanha tem o minuto mais elevado, com 21 centavos de dólar. Já o Reino Unido pratica a tarifa mais baixa: 14 centavos de dólar.

Em entrevista ao Valor Econômico, o analista sênior da Bernstein Research, Robin Bienenstock, explica que o grande vilão das altas tarifas é  a chamada taxa de interconexão ou VUM (Valor de Uso Móvel), tarifa que as operadoras pagam umas às outras pelo uso de suas redes."

Triste privilégio!!!

Nenhum comentário: