Translate

terça-feira, 28 de dezembro de 2010

CUIDADOS ESPECIAIS COM ANIMAIS NAS FESTAS DE FIM DE ANO
















 Na virada do ano, assim como nas Copas do Mundo, outras competições esportivas, festas juninas e outras  datas comemorativas são comuns os fogos de artifício em grande quantidade, e é quando precisamos ficar alertas com os animais de estimação procurando evitar serios acidentes e ate mesmo perdas. Aves e outras espécies também sofrem com o barulho (e o susto), mas cães es gatos são mesmo os mais atingidos.

É grande o número de fugas e o conseqüente desaparecimento do animal, atropelamentos, ataques (investidas contra os próprios donos e outras pessoas), brigas com outros animais com os quais convivem, mutilações em grades e portões, enforcamentos com as próprias coleiras, afogamentos em piscinas, quedas de andares (alturas) superiores, aprisionamentos indesejados em porões, buracos e lugares de difícil acesso, além de paradas cardiorespiratórias, etc.

Em pânico o animal desorientado entra em desarmonia com o ambiente, e quando se trata de cães de grande porte, passa a ser também perigoso para as pessoas e outros animais.

Garanta condições mínimas de segurança evitando ambientes conturbados e barulhentos (desde antes do espocar dos fogos), transmitindo ao animal paz, tranqüilidade e a sensação de que tudo está bem e sob controle.

Reações de medo, susto e espanto demonstradas pelo(s) dono(s) e/ou outras pessoas, podem deixá-los inseguros e agressívos (alguns animais, ou os com essas características de liderença) em busca do controle da situação.

Cães são lobos domesticados e por natureza identificam um líder. Não havendo o líder ele poderá buscar assumir essa condição. Situações de descontrole e desordem são propicias para isso. A voz de comando é o exemplo claro de liderança do dono sobre seu animal. Animais de pequeno porte sem comando podem causar problemas. Animais de grande porte (e maior potencial de ataque (e defesa) sem comando podem causar desastres.

As conseqüências dos acidentes são serias mutilações e ferimentos, o aumento de animais perdidos nas ruas (vindo a somar com os que já são animais de rua), o que é um grave transtorno p/ aqueles que se dedicam à causa), além da dor da perda definitiva de um animal estimado.

Tudo isso pode ser evitado com prudência, atenção e um pouco de boa vontade. Alguns veterinários aconselham o uso de tampões de algodão nos ouvidos que podem ser colocados minutos antes e tirados logo os fogos, assim como calmantes naturais que apresentam resultado bastante eficiente para os animais que historicamente apresentam o estresse. Mas cuidado ao colocar tampões nos ouvidos dos animais de forma que consiga terá-los sem dificuldade depois. 
(consulte o veterinário)
Identifique seu animal com uma medalhinha ou tatuagem em partes (peles) claras contendo seu telefone, ou mesmo com chip eletrônico hoje ja disponível no Brasil, porém ainda desconhecidos por uma grande parcela da população (que pode ignorar e assim não encaminhar o animal para o exame de leitura letrônica, etc). Veterinários, casas do ramo e ate mesmo entidades protetoras dos animais podem lhe orientar sobre essa questão.   

PRATIQUE A POSSE RESPONSÁVEL DE ANIMAIS!


VAMOS PREVENIR?

Divulgue o conteúdo dessa mensagem aos seus amigos, parentes, assim como no seu bairro, condomínio, trabalho, etc, e não só pela internet.

CUIDADO TAMBÉM COM CRIANÇAS E ADULTOS. FOGOS DE ARTIFÍCIO CONTINUAM MUTILANDO PESSOAS TODOS OS DIAS.

Nenhum comentário: