Translate

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

NYEMEYER COMEMORA 103 ANOS DE VIDA

Maior nome da arquitetura mundial, Oscar Niemeyer completou 103 anos nesta quarta-feira, em plena atividade, com diversos projetos em andamento e um vigor surpreendente. Para marcar a data, ele inaugurou a nova sede da fundação que leva seu nome, em Niterói. O local terá um espaço cultural com área de quatro mil metros quadrados e vai abrigar a administração da Fundação Oscar Niemeyer, o Centro de Pesquisa e Documentação e a Escola Oscar Niemeyer de Arquitetura e Humanidades.
 
Niemeyer
 
Durante a celebração, Niemeyer disse que "enquanto eu puder trabalhar eu trabalho". Segundo Oscar o trabalho é o que o distrai, não é sacrifício algum. "Cada problema que aparece é um esforço para resolver que me agrada muito e que ainda consigo fazer", disse o arquiteto. A sede da fundação é a sexta obra do arquiteto a ser inaugurada em Niterói. A primeira foi o Museu de Arte Contemporânea (MAC) e depois vieram a Praça JK, o Memorial Roberto Silveira, o Teatro Popular e o Terminal das Barcas de Charitas. A Torre Panorâmica, o Centro de Convenções, o Centro Petrobras de Cinema e demais equipamentos urbanos que serão construídos no Caminho Niemeyer já se encontram em desenvolvimento. 
 
O bisneto do arquiteto, Carlos Oscar, declarou algo curioso no evento. Carlos disse que o bisavô come sempre de sobremesa um creme de abacate, hábito religioso. Carlos também contou que o bisavô participa de aulas de filosofia todas as terças-feiras, com familiares e amigos, e que há cerca de cinco meses, após ficar um período internado em maio, ele parou de fumar, por orientação médica. A mulher de Niemeyer e fiel companheira, Vera Lucia Niemeyer, disse que estava se sentindo feliz ao comemorar um aniversário tão especial com o marido. “Porque 103 anos, por favor, né, é muita coisa. O importante é que ele está com saúde, produzindo, isso é o que é importante”, disse ela.
 
 
Ao responder à pergunta sobre o que ele esperava ver em 2011 no Rio de Janeiro, após um ano com tantos acontecimentos, Niemeyer fez elogios ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. “Nós estamos em um ano que o brasileiro pode sorrir um pouco, porque o Lula é ligado ao povo, ele é correto, compreende os problemas da América Latina”, afirmou o arquiteto.
 
Niemeyer comentou ainda sobre um dos diversos projetos atuais, o Aquário de Búzios, na Região dos Lagos, e exaltou seu pioneirismo na arquitetura. “Agora eu fiz um aquário dentro d’água. Nunca ninguém fez um aquário dentro d’água. Isso me distrai”, afirmou. O sambódromo do Rio de Janeiro, onde as escolas de samba desfilam no carnaval, será reformado para ganhar 15 mil novos lugares e ter capacidade para 75 mil pessoas em 2012, em um projeto assinado por seu criador, o arquiteto Oscar Niemeyer. "O sambódromo é uma obra que quase não precisa de explicação", declarou Niemeyer na véspera de seu aniversário, através de um vídeo projetado durante a apresentação oficial da obra, em um ato realizado na Prefeitura do Rio de Janeiro. Inaugurado em 1984, ele é formado por uma avenida de 700 metros cercada por dezenas de arquibancadas e camarotes que atualmente têm capacidade para até 60 mil pessoas. Segundo Niemeyer, o novo projeto vai fazer as arquibancadas ficarem "mais simétricas". O arquiteto destacou a importância da obra na vida da cidade e para o carnaval. "Dada a importância da obra, é evidente que deve ser realizada com certa imponência, igual a que tem o carnaval do Rio", destacou. Niemeyer também ressaltou a necessidade de se ter uma avenida em boas condições para as pessoas desfilarem, além de garantir a boa visibilidade do público. O arquiteto mostrou-se muito satisfeito com a transformação do sambódromo e concluiu seu discurso com uma mensagem de celebração: "Vamos ver com prazer como o povo se diverte um pouco."

Com agências
Fotos: Vitor Vogel

Nenhum comentário: