Translate

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

DIA DA ÁRVORE

"Aprenda a amar as arvores e aprenderá amar a si mesmo! 
Silvio Campos
Ao visitar a rua Gonçalo de Carvalho em Porto Alegre  é possível perceber rapidamente que lá o ar é mais puro, o calor é menor, um ambiente repleto de muito verde. Sensação semelhante a de quem acaba de entrar numa mata fechada em que a umidade e sombra fazem o ambiente muito mais agradável. Um túnel de árvores que foi preservado oficialmente em 2006 e é a primeira via urbana tombada como Patrimônio Ambiental na América Latina.
Túnel verde, rua mais bonita do mundo
O mais interessante da rua é que as árvores que lá existem não surgiram naturalmente. Mas, essas árvores foram plantadas por seus moradores, ao longo de muitas décadas. Dessa forma, não só o resultado estético ficou belo, mas há uma história de união e cooperação de seus moradores. Resultado e consequência de tudo isso. A rua Gonçalo de Carvalho vem sendo considerada a rua mais bonita do mundo e vem tido forte destaque na imprensa nacional e internacional. São exemplos como esse que mostram que não dependemos do poder público para fazer do lugar que moramos algo melhor. Ação que surge de nós é a mais importante. E você, já pensou em fazer de sua rua algo melhor?

LEI Nº 9.605, DE 12 DE FEVEREIRO DE 1998.

Art. 49. Destruir, danificar, lesar ou maltratar, por qualquer modo ou meio, plantas de ornamentação de logradouros públicos ou em propriedade privada alheia:

Pena - detenção, de três meses a um ano, ou multa, ou ambas as penas cumulativamente.

Parágrafo único. No crime culposo, a pena é de um a seis meses, ou multa.

DIA 21 DE SETEMBRO COMEMORA-SE O DIA DA ÁRVORE.

Do dia 21 ao dia 26 de Setembro comemora-se a semana da árvore.



Se as pessoas soubessem a importância da arvore, cuidariam melhor delas.

PORQUE PLANTAR UMA ÁRVORE?
As árvores podem promover diversos benefícios nas áreas urbanas, como: regularidade do clima; redução da poluição atmosférica; melhoria do ciclo hidrológico (melhor regularidade de chuvas); redução da velocidade dos ventos; melhoria das condições do solo urbano; aumento da diversidade e quantidade da fauna nas cidades, especialmente de pássaros, pois as árvores nas cidades são habitat para inúmeras espécies de aves; melhoria das condições acústicas e diminuindo da poluição sonora; opções de recreação e lazer nos parques, praças e jardins; valorização dos imóveis; embelezamento das cidades...
PREVINA SUA ÁRVORE DE ADOECER
Há diversas possíveis causas: as mudas podem sair do viveiro com algum problema; o solo pode ser muito fraco ou compactado; a área sem calçamento ao redor do tronco pode não ser suficiente para a entrada de água e nutrientes; as árvores podem adoecer, caso sejam feitas podas inadequadas. E as árvores no ambiente urbano podem apresentar sintomas de estresse, ficam debilitadas atraindo o ataque de fungos ou insetos.

DIGA NÃO À MUTILAÇÃO DE ÁRVORES
Árvores na zona urbana e poda é uma relação tão arraigada na mente das pessoas que, muitas vezes cometem-se grandes erros sob a ilusão de se estar realizando a prática mais acertada. A poda de árvores constitui-se em uma agressão a um organismo vivo - a árvore - que possui estrutura e funções bem definidas e alguns mecanismos e processos de defesa contra seus inimigos naturais. Contra a poda e suas consequências danosas não existe defesa, a não ser a tentativa de recompor a estrutura original, definida geneticamente.

PORTANTO VAMOS AMAR E CUIDAR BEM DAS ÁRVORES!
Assim estaremos contribuindo para uma melhor qualidade de vida para todos!

Enviado pela Tereza da Croquis/Resgate Cambuí

Um comentário:

Roberto Harari disse...

todos os do movimento pela natureza:

uma curiosidade do povo do livro: ao ver uma arvore em flor na primavera em Israel, se recita a seguinte benção traduzida do hebraico:

"Bendito és Tu, Eterno, nosso Deus, Rei do Universo, que nada fêz faltar no seu mundo e criou nele boas criaturas e boas arvores para que os homens desfrutem delas."

Roberto Harari
beto@cirandando.com