Translate

terça-feira, 16 de novembro de 2010

MODA ECOLÓGICA

 
EcoModa é apresentada em Firenze, Itália
 
Neide Schulte relata a apresentação do programa "EcoModa", que tem como uma das características o NÃO USO de produtos obtidos com a exploração de animais (lã, seda, etc.)
 
No Programa de Extensão EcoModa são desenvolvidas atividades com alunos, professores e pessoas da comunidade com o objetivo de disseminar o desenvolvimento sócio-ambiental sustentável. A partir de cursos, oficinas, palestras, exposições e desfiles são criados e apresentados diversos produtos desenvolvidos a partir de reuso, reciclagem e uso de materiais orgânicos. É uma proposta para uma moda que une estética e ética. Fonte: http://www.ceart.udesc.br/
 
 

 
Em Firenze, Itália, no Palazzo Medici, apresentei no dia 12 de novembro o Programa de Extensão EcoModa UDESC.
A coleção “PRIMAVERA SILENCIOSA” homenageia a bióloga Rachel Carson, considerada pelo jornal britânico The Guardian, em 2006, como a pessoa que mais contribuiu para a defesa do meio ambiente natural em todos os tempos.
Com sua obra “PRIMAVERA SILENCIOSA”, publicada em 1962, Carson inicia uma verdadeira revolução em defesa do meio ambiente natural, desencadeando investigações sobre os danos dos inseticidas e outros produtos químicos à saúde humana e para as demais formas de vida. Contudo, a indústria química multimilionária gastou milhares de dólares para difamar sua pesquisa e seu caráter. Por ser cientista, sem doutorado, mulher, amante de pássaros e coelhos, ter gatos, ser solteira aos 54 anos, foi considerada uma histérica cuja visão alarmista do futuro podia ser ignorada ou, caso necessário, silenciada.
Rachel, ao mesmo tempo, lutava contra um inimigo mais poderoso do que a indignação das corporações: um câncer no seio que evoluiu rapidamente para uma metástase. Ela nos deixou o alerta de que “a humanidade parece estar se envolvendo cada vez mais em experiências de destruição de si própria e de seu mundo”.
 

A coleção “PRIMAVERA SILENCIOSA” foi desenvolvida como uma proposta para se repensar o sistema da moda diante da emergência por um modo de vida ambientalmente mais sustentável. Para tanto, foram pesquisados materiais com menor impacto ambiental, como os tecidos orgânicos, reciclados e reaproveitados. Também foram utilizados produtos da cultura local como as rendas de bilro e os acessórios feitos por artesãos. Além disso, buscou-se trabalhar com uma estética menos efêmera, mais atemporal, para que as roupas sejam usadas por mais tempo, não sujeitas à moda passageira.
O Ipê, uma árvore da mata atlântica brasileira, que floresce durante os meses de agosto e setembro, geralmente com a planta totalmente despida da folhagem cujos frutos amadurecem a partir de setembro a meados de outubro, é o tema escolhido para criação da coleção “PRIMAVERA SILENCIOSA”.
Os estágios de transformação do Ipê durante o ano: no inverno, folhas e galhos secos, parecendo estar sem vida, então renasce na primavera com suas flores brancas, amarelas, rosas e roxas, e no verão, o verde exuberante das folhas e o marrom do troco harmoniza o calor entre o céu e a terra, inspiraram a estrutura da coleção “PRIMAVERA SILENCIOSA” que apresenta peças com formas básicas, baseadas na alfaiataria. Uma roupa feita para sair da passarela e ser usada por uma mulher consciente com o mundo que a cerca, que se veste bem e prima pela qualidade.
O trabalho também contou com a participação das professoras Luciana D. Lopes, Aparecida Mª Battisti e Carolina Carioni, das alunas Janaína Figueiredo, Janaína Ramos, Leah Varella, Salete Boschi e, demais professores e alunos do curso de Moda e Design que contribuíram para a realização desse trabalho, que também será apresentado em outros eventos na Colômbia e no Peru em dezembro desse ano, e no Brasil num evento em São Paulo que será promovido em conjunto com a agência ANDA em 2011.
 

Neide Köhler Schulte
neideschulte@gmail.com

Nenhum comentário: