Translate

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

O QUE ESTÁ ACONTECENDO COM NOSSOS JOVENS?


O que está acontecendo com nossos jovens? Recebi a carta abaixo, escrita por um professor universitário escandalizado e preocupado com as atitudes dos estudantes universitários durante os jogos que acontecem todo ano em São Carlos. 

Com o intuíto (?) de promover momentos de congraçamento social, competição sadia e respeito ao próximo tornaram-se momentos de libertinagem, vandalismo e violência!!!



CARTA ABERTA À POPULAÇÃO DE SÃO CARLOS

CIVILIZAÇÃO E BARBÁRIE – CONSIDERAÇÕES SOBRE O TUSCA

Nos início da década de 1980, minha esposa, nossos dois filhos e eu viemos para São Carlos. Em princípio, nossa intenção era passar aqui apenas uns dois ou três anos, prazo necessário para que eu fizesse o mestrado. Em pouco tempo, no entanto, fomos sendo conquistados pelas virtudes da cidade e, principalmente, pela gentileza, hospitalidade e solidariedade de seu povo trabalhador.

Mais ou menos na mesma época em que aqui chegamos, as associações atléticas dos alunos da UFSCar e da EESC-USP criaram o TUSCA – Taça Universitária de São Carlos, competição esportiva "com finalidade de estimular a prática saudável do esporte, bem como a integração entre os participantes" (Wikipedia).

Pelo que me lembro, inicialmente o evento era bastante simpático e com características semelhantes às de inúmeras outras competições do mesmo gênero. Com o passar do tempo, foi ganhando evidência e, ultimamente, a cada ano congrega em torno de 30000 estudantes, vindos de diversos municípios paulistas. Nos últimos anos, entretanto, o comportamento de alguns participantes vem fugindo radicalmente dos limites estabelecidos pelas normas da civilidade e apavorando a população.

Em minha condição de professor universitário, sou testemunha de que a imensa maioria de nossos estudantes é constituída por jovens educados e dedicados ao estudo. Mas, em um agrupamento de 30000 pessoas, basta uma minoria de 10% para formar um bando de 3000 vândalos e aterrorizar a cidade.

Durante o TUSCA de 2008, minha esposa, preocupada com as cenas chocantes que via e com os relatos que ouvia, enviou mensagem aos vereadores municipais e ao vice-prefeito, sugerindo que alguma providência fosse tomada pelas autoridades locais, no sentido de preservar a tranqüilidade dos munícipes. Somente o vice-prefeito respondeu, alegando que nada poderia ser feito ...

Agora, novembro de 2010, voltamos a assistir a reprise do mesmo "filme de terror". Moro na Cidade Jardim, bairro habitacional, tradicionalmente tranqüilo e popular, mas que nos últimos dias transformou-se em palco de cenas inacreditáveis. Uma vizinha teve o seu portão arrebentado por chutes de um grupo embriagado que percorreu nossa rua aos berros. Outra vizinha, ficou transtornada ao ver um estudante se despindo no meio da rua. A proprietária da padaria da esquina relatou que uma jovem lhe comprou uma garrafa de cachaça, que abriu ali mesmo e cujo conteúdo começou a beber em grandes goles e diretamente no gargalo. O dono de uma lanchonete próxima, escandalizado, me contou que uma moça acabara de urinar na calçada em frente. Mas a tragédia maior ainda estava por acontecer, pois um jovem de 24 anos viria a morrer, ao cair no córrego que atravessa a cidade.

Não existe civilização sem o estabelecimento de normas de comportamento social e o respeito às mesmas. O estágio anterior à civilização é denominado barbárie e caracterizado pela completa ausência de normas de conduta, vigorando apenas a "lei da selva", como ocorria quando a humanidade ainda vivia em cavernas.

A palavra "cidade" tem a mesma origem dos termos "civilização" e "civilidade", que também significa "respeito pelas normas de convívio entre os membros duma sociedade". A expressão latina para "cidade" é "urbe", de onde originam "urbano" e "urbanidade", que, no dicionário Aurélio, é definida como: "delicadeza requintada, observação das boas maneiras no relacionamento com os outros, acompanhadas geralmente de finura e elegância na linguagem, distinção no porte, nas atitudes".

Portanto, caso as autoridades públicas não venham a tomar alguma providência, os lamentáveis episódios aqui mencionados ameaçam subtrair à nossa querida São Carlos a condição de cidade.

São Carlos, SP, em 13 de novembro de 2010.
Maurício Roriz
e-mail:
m.roriz@terra.com.br

Um comentário:

USP disse...

Realização da Tusca é discutida no Conselho do Campus PDF Imprimir E-mail
Assessoria de Comunicação
22-Nov-2010

Embora a Taça Universitária de São Carlos (TUSCA) não seja um evento oficial da Universidade de São Paulo, o Conselho Gestor do Campus de São Carlos, preocupado com os recentes acontecimentos, deliberou, em reunião extraordinária realizada nesta sexta-feira, dia 19, propor às associações atléticas da USP e da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) que promovam a reestruturação do referido evento, ressaltando seu caráter esportivo.

Também de acordo com o Conselho, o Campus da USP não sediará a concentração e a saída do corso, caso este venha a ser novamente realizado.