Translate

sábado, 14 de junho de 2008

MITOS: PARADIGMAS DO SER HUMANO

Vera Chvatal

Quarto capítulo: A dimensão erótico-afetiva = mito de Eros e Psiqué

Psiqué era uma jovem lindíssima, cuja beleza causou ciúmes e inveja na própria Afrodite, deusa da beleza e do amor. Esta chamou seu filho Eros e deu-lhe a incumbência de fazer com que Psiqué se apaixonasse pelo mais horrendo dos homens. Eros, todavia, ao invés de ferir a jovem com suas flechas, foi por ela ferido.
Apaixonado ordenou ao vento que levasse a jovem para o seu palácio encantado e fez dela sua esposa. Porém, antes do sol nascer ele desapareceu rápida e misteriosamente.
Retornando toda noite para amá-la, Eros a fez prometer nunca tentar ver-lhe o rosto.
Vivendo feliz e apaixonada um dia Psiqué recebe a visita de suas irmãs que, invejosas de sua felicidade a induzem e tentar descobrir o rosto do amado. Em uma noite, após Eros adormecer, Psiqué acende uma vela e se aproxima de seu rosto para observá-lo. Uma gota de cera quente cai em seu ombro, queimando-o.
Ferido, Eros acorda e foge do castelo, abandonando Psiqué.
Desesperada a jovem pede ajuda a Afrodite que, enfurecida e enciumada do amor do filho pela mortal, resolve puní-la dando-lhe quatro tarefas, a princípio, impossíveis de serem realizadas.
Com ajuda das criaturas da terra Psiqué desempenha as tarefas e Eros, temendo a ira materna, pede a Zeus que interfira pela amada. Eles se casam e Psiqué torna-se imortal.
Esse mito simboliza a afetividade e a necessidade que o ser humano tem de desvestir-se da ilusão e da idealização do “outro”. Aprender a ver, amar e aceitar o outro como ele é, é essencial para a construção de relacionamentos saudáveis e maduros.
O amor, sendo o desejo de união com o outro, estabelece um tipo de vínculo paradoxal: o amante deve cativar para ser amado livremente. O fascínio é gerador de poder, o poder de atração de um sobre o outro.
Porém, tal cativeiro não é ausência de liberdade, pois a união deve ser a condição da expressão da sensibilidade e da personalidade de cada um.
Cada um dos amantes deve conservar sua integridade.

Foto Vera/Grécia 2009

Nenhum comentário: