Translate

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

DESEJO SEXUAL NA MENOPAUSA...



Sexualidade durante a menopausa já virou um assunto bem conhecido e debatido em diversos congressos. Mas, diferente do que a maioria das mulheres imagina, a menopausa pode aumentar a libido, oferecendo sensações ótimas para mulheres que passam por essa fase.


O ginecologista da clínica SYMCO, Neucenir Gallani, explica que, na menopausa, os folículos deixam de produzir estrogênio, o que aumenta a produção do hormônio responsável pela fertilidade feminina, FSH (Hormônio Folículo Estimulante) e do LH (Hormônio Luteinizante). A elevação do LH estimula a produção de androgênios testosterona e androstenediona. Estes hormônios atuam no sistema límbico aumentando a libido, disposição e o bem-estar geral.


Por isso, a falta de libido muitas vezes está relacionada ao consumo de medicamentos como antidepressivos, ansiolíticos, anti-hipertensivos e até fatores culturais. A atividade sexual é instintiva, biológica, natural e universal. Já o comportamento sexual, segundo o médico, está relacionado à experiência e valores de cada pessoa. É comum homens e mulheres que não tiveram vida sexual boa na juventude culparem a idade pela falta de libido.


É claro que ocorrem alterações físicas no corpo feminino, com destaque para a redução da lubrificação genital. Apesar disso, o ginecologista diz que a mulher precisa entender que a menopausa é um processo normal, fisiológico e que alimentação adequada, atividades físicas, cuidados médicos e principalmente ter planos para o futuro, ou seja, sonhos a realizar mantêm a auto-estima e melhoram a vida sexual.


Para o especialista a TRH (Terapia de Reposição Hormonal) é um benefício inquestionável à mulher. Deve ser feita de forma individualizada, conforme o estado geral de saúde e sempre sob orientação médica. "Um dos benefícios, é a melhor absorção do cálcio, essencial para evitar a osteoporose, comum nesta fase da vida". E não é só. Gallani lembra um estudo recente, feito na Finlândia, que observou a ação dos estrogênios sobre o centro regulador do sono.


"Esses hormônios atuam sobre o relógio biológico da mulher e podem alterá-lo quando entram em desequilíbrio. Por conta disso, muitas mulheres podem sentir a irritabilidade que atinge 30% das mulheres em período pré-menstrual. Mas não quer dizer que todas as mulheres devam fazer TRH, a prescrição é muito individualizada", diz ele.

Um comentário:

Maro disse...

Com pose de modelo e carta aberta à sexualidade.
Muito bom mesmo.
Bjs.