Quando eu e meus irmãos ficávamos gripados minha mãe fazia xarope de amoras para curar a tosse e/ou a dor de garganta. Ela esmagava os frutos para obter o suco, colocava açucar e punha para cozinhar em fogo brando até engrossar. Depois colocava o xarope em uma garrafa e tomávamos um colher de sopa, três vezes ao dia. Na verdade, era tão bom que queríamos tomar o xarope como se fosse refresco!
Hoje em dia tenho uma bela amoreira plantada na calçada de casa. Pela manhã ela fica cheia de bem-te-vis e outros pássaros que fazem a festa com as frutinhas. Minhas Labradoras também adoram comer os frutos que caem no chão e pintam a calçada e a rua de roxo. As crianças e as donas de casa da vizinhança também vêm comer amoras ou colher para fazer geléia, calda de sorvete, cobertura de bolo, etc.
Encha um copo de caipirinha até a metade com amoras bem maduras.
Acrescente uma colher de sobremesa de açucar e amasse bem.
Coloque bastante gelo picado e complete com uma dose do destilado de sua preferência; eu prefiro a cachaça Sagatiba pelo seu sabor mais suave. Mexa bem e sirva, colocando algumas amoras inteiras, por cima, para enfeitar.
Fica deliciosa! Experimente!
Nenhum comentário:
Postar um comentário