Translate

sábado, 4 de setembro de 2010

A FLORADA DOS IPÊS...

Caminhando pela cidade neste final de inverno quente e seco pode-se admirar a beleza dos ipês exuberantemente floridos.  Sensibilizando nosso coração e enchendo nossos olhos de admiração eles  trazem vida e encantamento para a cidade. Ao vestir as ruas, calçadas e praças de rosa, amarelo, roxo ou branco, os ipês nos fazem pensar que a vida é tão delicada e efêmera quanto a beleza de suas flores. 

O ipê rosa e o ipê roxo (que muitas vezes se confundem) são os primeiros a florir. Sua florada inicia-se em junho e dura até agosto ou setembro. O ipê branco, cujas flores duram em média 4 dias (quando não menos), normalmente florescem de agosto a outubro. E o ipê amarelo, com suas flores cor de ouro, geralmente inicia sua florada no final de agosto. 






Atraindo beija-flores, abelhas e pássaros, ultimamente com as mudanças climáticas os ipês têm seguido outro ritmo de florescimento. Diferente, mas não menos belo. E assim, por onde se olha tem um formoso ipê coberto de flores, esbanjando beleza. E os que já perderam sua florada, agora têm suas sementes aladas dispersas pelo vento.

Nesta época do ano, com temperaturas altas e falta de chuvas,  a baixa umidade do ar faz mal à nossa saúde, mas para os ipês fazem muito bem, pois quanto mais seco o clima mais eles se enchem de flores! Contrastando com o azul-anil do céu ou colorindo o duro e negro asfalto com suas singelas flores, os ipês nos lembram de quão bela é a natureza e o quanto devemos amá-la e protegê-la. 

Deveríamos plantar mais e mais ipês pela cidade, para gáudio de nossa alma e beleza de nossa cidade. Ela merece... nós merecemos!

Vera Chvatal

Nenhum comentário: