Translate

terça-feira, 7 de setembro de 2010

CAMINHADAS NA PRAÇA...


Saí hoje pela manhã para caminhar na praça com minhas cachorras, hábito que já desenvolvo há muitos anos. Minhas três Labradoras costumam acordar por volta de 6 horas, comem uma porção de ração, descansam por cerca de 20 ou 30 minutos enquanto eu tomo o meu café da manhã, e depois já começam a se impacientar para sair.

As caminhadas pela praça deixam-nas felizes, pois é o momento de gastar a energia acumulada durante a noite. E elas gostam de correr atrás dos passarinhos tentando pega-los, o que, às vezes, até conseguem... e daí, era uma vez um passarinho! Fazem festa para todas as pessoas que encontram pela frente, com violentas abanadas de rabo e, se der, uma saborosa lambida no rosto, a título de beijo! Roubam as bolas das crianças o que provoca uma correria sem fim, por entre gritos e risadas...

Depois, quando se cansam das correrias e brincadeiras vão para debaixo dos coqueiros comer, até não restar mais nenhum, os adocicados coquinhos amarelos que caem no chão. Na época dos abacates elas costumam ir de abacateiro em abacateiro comer os frutos que caíram durante a noite, o que as deixam com a pelagem brilhante e sedosa. E quando as goiabeiras se enchem de frutos elas deliciam-se com as goiabas brancas ou vermelhas, bichadas ou não. Afinal, são petiscos tão saborosos que não se pode desprezar....

Esses momentos de descontração fazem bem a elas e a mim que me divirto com as divertidas brincadeiras delas. E para coroar esses momentos, o céu azul sem nuvens e a fresca brisa matinal ajudam a compor o cenário perfeito para se ouvir o canto dos bem-te-vis e/ou a algaravia estridente das maritacas que visitam a praça! E dou graças a Deus pela bela e exuberante natureza que nos cerca!

À tardinha o mesmo ritual se repete, porém, com elas mais calmas, sem tanta ansiedade e energia concentrada. Daí é hora de apreciar o por-do-sol que, nesta época de final de inverno quente e seco, parece uma enorme bola vermelha de fogo a descer lentamente no horizonte, tisnando o céu azul de rosa e deixando no ar um vago sentimento de nostalgia...  Bons momentos para o corpo e para a alma! Para elas... para mim!

Vera Chvatal

Foto Vera

Um comentário:

Sonia Jaboti disse...

Você pode se orgulhar de suas labradoras, são lindas e lhe proporcionam momentos de extremo prazer com coisas simples do dia dia. Isso realmente é uma benção. Parabéns, Sonia.