Translate

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

DICAS PARA LIDAR COM O ESTRESSE DO DIA-A-DIA



O estresse pode ser bom, pois nos ajuda a identificar situações de perigo e assim poder evitá-las. Mas também pode ser extremamente perigoso. A ansiedade constante pode causar sérios danos à saúde, se não for devidamente tratada. 
Em geral, segundo a literatura médica, os homens são mais afetados pela ansiedade, enquanto que as mulheres demonstram ser mais propensas a desenvolver o transtorno do estresse pós-traumático. Quanto ao estresse diário, as mães, em geral, são mais afetadas do que os pais, afirma uma pesquisa feita pela APA-Associação Americana de Psicologia. 
Aqui seguem algumas dicas para se lidar com estresse, prevenindo seus efeitos danosos:
1. Cultive a meditação diária. Exercícios de meditação ajudam a melhorar a resiliência, que é nossa capacidade de lidar com os problemas diários. Fazendo uma meditação que inclua o controle da respiração, uma melhor postura corporal e concentrando o foco da atenção nas sensações do corpo,  ajudará a entender melhor os problemas que o afligem e dar o primeiro passo para a sua resolução. Oração, Tai chi chuan, exercícios de yoga, são algumas práticas excelentes no controle da ansiedade. 
2. Cultive pensamentos positivos. Mude a maneira de pensar, substituindo os pensamentos negativos e que aumentam o estresse e o sofrimento. Bons pensamentos ajudam a ver os problemas e as situações estressantes de outra maneira, apontando novas soluções. 
3. Cultive a prática de fazer exercícios físicos. Feitos pela manhã e de preferência ao ar livre os exercícios físicos ajudam a diminuir os sintomas do estresse e protegem contra as ansiedade do dia-a-dia. Andar de bicicleta, passear com animais de estimação, fazer caminhadas apreciando a natureza, ajudam a melhorar o equilíbrio físico e mental.  
4. Cultive o prazer de cuidar de algo. Um animal de estimação ajuda na diminuição do estresse. É preciso, porém, gostar de animais e tratá-lo com o cuidado e carinho que ele merece. A companhia e o amor incondicional que se recebe dos bichinhos de estimação diminui os sintomas do estresse pós-traumático e dos problemas ligados ao sentimento de solidão. Cuidar de plantas, flores, jardins também são ótimas maneiras de diminuir os sintomas do estresse diário. Manter um hobby, cuidar das amizades, ler bons livros, passear, viajar, etc. são medidas necessárias para se viver bem, com qualidade e que ajudam a lidar com o estresse do dia-a-dia.
5. Dormir bem ajuda a equilibrar os hormônios do estresse, como o cortisol e induz a produção de outros hormônios que melhoram a resposta a esse problema. Se tiver uma noite mal dormida, normalmente sentirá cansaço no dia seguinte, então tirar um cochilo, dar uma descansada após o almoço, será muito benéfico. 
6. Lembre-se que lidando melhor com o estresse diário você estará aumentando a capacidade de seu sistema imunológico responder às agressões diárias, tornando seu organismo mais resistente às enfermidades, além de aumentar a sensação de bem-estar. 
7. Ame-se, cuide-se, você merece! E os que vivem com você também...




Nenhum comentário: