Translate

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

DIGA "BASTA" À MATANÇA DE BALEIAS NAS ILHAS FAROE, NA DINAMARCA

 Recebi por e-mail essas fotos chocantes sobre o massacre de baleias nas Ilhas Faroe, na Dinamarca. Abismada com tal crueldade escrevi para a WSPA, organização que cuida da proteção dos animais em todo o planeta. 

Leiam abaixo a resposta e vamos nos unir para acabar com o assassinato, por motivos fúteis, das baleias na Ilha Faroe.

Vamos enviar mensagens para os endereços de e-mails abaixo (embaixada, consulado, etc.) pedindo providências no sentido de acabar com essa matança! 
Faça a sua parte para termos um mundo melhor!!!



Olá, Vera Lúcia.

As organizações ambientais e de proteção animal estão bastante preocupadas com o crescimento da matança de baleias nas Ilhas Faroe, na Dinamarca. Somente neste ano de 2010, já foram mortas 1115 baleias-piloto – maior registro da matança desde 1996. Nos últimos 10 anos, a média tem sido de 627 baleias-piloto mortas por ano.

Antigamente, as caças eram tradicionalmente oriundas da necessidade de subsistência nas ilhas, mas infelizmente nas últimas décadas esse não tem sido mais o motivo para justificar a matança indiscriminada desses mamíferos. Atualmente as caças estão sendo conduzidas em parte como um “rito de passagem” esportivo para os jovens. A caça da baleia-piloto pode produzir mais carne e gordura do que pode ser consumido ou armazenado pela pequena população das Ilhas Faroe. Além disso, a carne e a gordura da baleia-piloto são altamente contaminadas com poluentes orgânicos e metais pesados, como mercúrio, tornando-se impróprias para o consumo humano em grandes quantidades.

Há alguns anos a WSPA trabalha para suspender toda forma de caça científica e comercial através de:

·         Diplomacia e apoio público para incluir o bem-estar das baleias na agenda da reunião anual da Comissão Baleeira Internacional.
·         Apoio e estímulo às afiliadas em países tanto a favor quanto contra a caça às baleias para fazer campanhas contra a caça com base no seu bem-estar.
·         Produção de relatórios para embasar cientificamente nossas reivindicações e perspectivas de bem-estar.
·         Coordenação da rede Whalewatch - http://whalewatch.org/
-  um grupo de ONGs reunidas em torno da oposição à caça com base no seu bem-estar. Ao compartilhar informações e trabalhando lado a lado, estamos mais capacitados para promover a importância do bem-estar das baleias em todo o mundo.


Recentemente, vários grupos que integram a rede Whalewatch vem pedindo auxílio da WSPA sobre o que pode ser feito para tentar impedir que a caça de baleias-piloto nas Ilhas Faroe, continue acontecendo.  Em razão disso, a WSPA está avaliando a elaboração de algumas ações, mas ainda não há nada definido. Entre elas está o envio de uma carta explanatória para o Governo das Ilhas Faroe. Nela pretendemos falar sobre o grande número de manifestações que recebemos da sociedade sobre essa terrível caça e, questionar quais são os planos do governo para seguir a orientação feita, em agosto de 2008, pelo Conselho de Saúde, alertando para os riscos de se comer carne de baleia-piloto. Outra possível ação é a solicitação de uma reunião dos grupos de proteção aos animais com o Governo das Ilhas Faroe para discutir esse assunto.

A WSPA está constantemente avaliando medidas, campanhas, projetos e ações para assegurar não somente o bem-estar das baleias, mas sim de todos os animais. Seu apoio é necessário para ajudar a WSPA a provar para as nações baleeiras e à CIB (Comissão Internacional da Baleia) que o bem-estar das baleias é importante para o público. Nós precisamos convencer mais países a se pronunciar contra essa perseguição inevitavelmente cruel. Apoie-nos por uma Declaração Universal de Bem-Estar Animal. Estamos recolhendo assinaturas pelo site www.dubeabrasil.org
com o objetivo de enviar a proposta de uma Declaração para aprovação da ONU.

Você também pode entrar em contato com as autoridades dinamarquesas para explicar a sua preocupação com a caça e por que você acredita que eles devem parar. Pontos a considerar, incluindo em sua carta:
- A caça causa sofrimento físico e psicológico para os animais;
- A caça já não é necessária para fornecer alimentos para os habitantes da ilha – é realizada principalmente como esporte. Causar sofrimento desnecessário aos animais é inaceitável numa sociedade moderna e civilizada, como as Ilhas Faroe;
- Pesquisa realizada pela seção de Medicina Ambiental da Universidade Syddansk mostra que as toxinas na carne de baleia-piloto tornam-na imprópria para o consumo e mostra uma relação clara entre o consumo de carne de baleia-piloto e a incidência da doença de Parkinson. Assim, essa caça é prejudicial para baleias e pessoas;
- A caça é extremamente preocupante para a grande maioria da comunidade internacional , prejudicando inclusive as possibilidades de turismo na região.
Contatos (em português):

Embaixada da Dinamarca no Brasil:
E-mail: bsbamb@um.dk

Consulado Geral da Dinamarca no Brasil:
E-mail: saogkl@um.dk

Contatos (em inglês):

Gabinete do Primeiro Ministro das Ilhas Faroe

Faroe Islands Tourist Board

Ministro das Relações Exteriores da Dinamarca
E-mail: um@um.dk

Departamento de Assuntos Exteriores do Governo das Ilhas Faroe
E-mail: mfa@mfa.fo

Departamento de Pesca e Assuntos Marítimos das Ilhas Faroe
E-mail: fisk@fisk.fo

Conheça a resposta do Ministério das Relações Exteriores da Dinamarca e da Embaixada da Dinamarca em Brasília sobre o assunto:

http://www.ambbrasilia.um.dk/br/servicemenu/noticias/comentriosarespeitodosprotestoscontraacaaabaleiaspilotonasilhasfaroe
  
Leia as matéria publicadas no site da WSPA sobre a caça de baleias nas Ilhas Faroe:
 Saiba mais sobre o trabalho da WSPA na luta pela proteção às baleias e aos golfinhos em todo o mundo:
Estamos sempre à disposição para contatos.
Atenciosamente,

Assinatura-Email-WSPA-Brasil-2010
Izabela Bringel
Comunicação
WSPA - Sociedade Mundial de Proteção Animal
+55 (21) 3820-8216                 
www.wspabrasil.org
Twitter: @WSPA_brasil

2 comentários:

John Eysturoy disse...

I am out of office until Monday 03.01.2011

In urgent please resend your email to visitfaroeislands@mfa.fo

John Eysturoy

albina morais cordella disse...
Este comentário foi removido pelo autor.