Translate

sábado, 11 de dezembro de 2010

PILATES O EXERCÍCIO PERFEITO!



Quer manter uma boa qualidade de vida na terceira idade? 

Pratique pilates!
 Pilates é um método de alongamento e exercícios físicos que se utilizam do peso do próprio corpo em sua execução. 

É uma técnica de reeducação do movimento, composto por exercícios profundamente alicerçados na anatomia humana, capaz de restabelecer e aumentar a flexibilidade e força muscular, melhorar a respiração, corrigir a postura e prevenir lesões.
 Elaborado em 1920 pelo alemão Joseph Pilates, teve diversas influências como yoga, zen budismo, artes marciais e exercícios praticados pelos antigos gregos e romanos. 

Pensando no princípio de “mente sã e corpo são”, Joseph criou uma atividade física baseada em seis princípios básicos: respiração, concentração, controle, alinhamento, centralização e integração de movimentos. 

Bem executada e orientada, não traz impactos nocivos para as articulações, ligamentos e musculatura. Qualidade de vida, consciência corporal, respeito e integração plena corpo-mente são o foco desse método.


Pilates também inventou muitas máquinas para fazer exercícios. Na criação dos aparelhos ele aproveitava partes dos amortecedores dos carros alemães, isso durante a 1ª Guerra Mundial.
Após o fim da guerra e com a Europa toda destruída, ele mudou-se para Nova York, onde aperfeiçoou sua técnica e suas máquinas.

Deve sempre ser aplicado apenas por educadores físicos ou fisioterapeutas, através de aulas que usualmente têm duração de 1 hora em aparelhos próprios ou no solo.

Nas fotos, Dulce e eu estamos fazendo os exercícios no Studio Attivitá com a fisioterapeuta Marília Bega, enquanto Marília posa ao lado da árvore de natal preparada por ela para brindar os alunos. Para quem não conhece, vale a pena fazer uma aula experimental. Vai gostar, com certeza!

Fotos Marília Bega
Texto extraído do Wikipédia

4 comentários:

Eg disse...

Vera:
Que fotos!
Voce é minha "ídola".
Egberto

Maro disse...

Não sabia desta tua faceta garota propagando. Muito bom.

Bom final de sem

Marília Bega disse...

Oi Vera, adorei o Blog e a publicação sobre o Pilates!
Coloco-me a disposição para maiores esclarecimentos aos seus colegas: mariliapilates@yahoo.com.br
um grande abraço
e boa semana

Marília Bega disse...

Oi Vera, adorei o Blog e a publicação sobre o Pilates!
Coloco-me a disposição para maiores esclarecimentos aos seus colegas: mariliapilates@yahoo.com.br
um grande abraço
e boa semana
Marília Bega