Translate

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

SANTA SOFIA TERMINA RESTAURAÇÃO APÓS 17 ANOS

Em 2009 estive na Turquia e fui visitar Santa Sofia, que já foi igreja, depois mesquita e agora é museu. Mesmo em obras sua magnificência e beleza eram de tirar o fôlego! Lembro-me que meus olhos encheram-se de lagrimas de emoção ao entrar naquele templo espiritual, mágico,  e sentir como se fosse o próprio Deus que estivesse me acolhendo em seus braços abertos, amorosos!

Em 2011 Santa Sofia que é considerada a maior joia de arte bizantina, terminou o processo de restauração iniciado há 17 anos. Com uma nova cúpula restaurada,  haverá a abertura do átrio do batistério para os turistas. 

Veja galeria com fotos de Santa Sofia
 

Tolga Bozoglu/Efe
Barco Mavi Marmara navega de volta a Istambul, aparacendo atrás do museu Santa Sofia
Barco Mavi Marmara navega de volta a Istambul, 
aparecendo atrás do museu Santa Sofia

Agora Santa Sofia pode mostrar novamente "toda sua magnificência, depois de quase duas décadas de obras e coberta de andaimes", como conta o jornal "El País". Apesar disso, o diretor do museu afirma que "o trabalho não se pode dar por acabado". 

O imperador Justiniano queria que a então basílica, construída em Constantinopla (atual Istambul, na Turquia) fosse o centro do novo mundo cristão que pretendia criar.  Assim, ela era parte da missão auto-imposta do imperador de cristianizar o Império Romano do Oriente (ou Bizantino). Posteriormente, Santa Sofia foi convertida em mesquita na época do Império Otomano (1299-1922),  até ser transformada em museu em 1935. 

A construção surgiu depois do fim do Império Romano do Ocidente, por volta de 395, mas presenciou o fim do que é considerado o marco para o fim da Idade Média: a queda de Constantinopla, capital do Império Bizantino, para os turco-otomanos, em 1453. 

A restauração começou em 1993, um ano depois de Santa Sofia ser declarada pela Unesco Patrimônio Histórico da Humanidade,  junto com o restante do bairro histórico de Istambul. 


Reprodução/Elpais.com
Santa Sofia sem os andaimes, com obras terminadas
Santa Sofia sem os andaimes, com obras terminadas

TRABALHOS
 
O principal trabalho foi limpar 600 metros quadrados de mosaicos e a cúpula. Também o domo de 31,3 metros de diâmetro foi reparado, bem como suas inscrições douradas. O rosto de um dos anjos, próximo à cúpula, foi descoberto. Os rostos em vários mosaicos eram cobertos durante o período como mesquita - devido à prioibição islâmica sobre rezar diante de representações humanas. 

Mas da época otomana, também se limparam grandes caligrafias com o nome de Alá e dos oito profetas.  O exterior também foi reforçado para prevenir danos com o terremoto que deve atingir a área em até 30 anos. 

Sem dúvida,  um patrimônio da humanidade. Uma visita imperdível!

Material extraído da Folha UOL 

3 comentários:

Noeliza disse...

Que reportagem linda, Vera! Estou adivinhando que 'alguem' vai voltar lá, rs. Bello!

Eg disse...

Linda !

Sonia Jaboti disse...

Vera realmente esse museu é muito bonito. Talvez mais bonito pelo que ele representa, pois serviu tantos senhores, Eu coloquei meu dedo no buraco da coluna dele. Talvez ainda eu volte, Um abraço, Sonia.