Translate

quarta-feira, 12 de novembro de 2008

AVÓ...


Vera Chvatal


Dias destes recebi por e-mail uma receita de rabanada!
Aquela delícia de pão amanhecido molhado no leite adocicado e ovos batidos, dourados no óleo quente e coberto com açúcar e canela.


E me bateu uma saudades da minha infância, da minha avó e dos finais de tarde quando ela nos chamava para o café com leite acompanhado das deliciosas rabanadas por ela preparadas...

Para amainar a saudades, pensei em escrever um poema que pudesse descrevê-la, de acordo com a imagem que me ficou gravada no coração...


Minha avó!
Lembro-me dela de várias maneiras...
Ralhando com a algazarra dos netos no quintal,
Na cozinha ao redor do fogão à lenha preparando o almoço,
Estendendo alvas roupas no varal
Ou contando ¨causos¨ ao redor da mesa do café.
Olhos verde-água, transparentes, cristalinos
Da autoridade, na voz,
À aspereza mesclada a uma meiguice maneira
Não há como esquecê-la!
O sorriso sardônico, às vezes,
Contagiante, entretanto,
Ecoava pelo casarão da fazenda,
Cujos pórtigos de madeira de lei
Emolduravam-na com maestria...
Figura em relevo,
minha avó, na memória,
Camafeu gravado!

Um comentário:

Anônimo disse...

Lindo Vera!!
Grata.
Carla