Translate

segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

A BELEZA DAS AVENCAS...


Vera Chvatal

Comentei com um amigo internauta que gostava muito de avencas e ele, num rasgo de sensibilidade e gentileza, em um passeio pelo Jardim Botânico em Niterói fotografou a bela touceira de avencas da foto e me enviou para o meu deleite.

Essa avenca trouxe-me gostosas recordações da infância.
Lembrei-me que em casa sempre tínhamos um vaso de avencas.
Mamãe dizia que ela espantava o mau-olhado ou olho gordo e era capaz de absorver as energias negativas do ambiente. Quando entrava alguém em casa e a avenca murchava era porque a pessoa estava carregada de energia negativa, invejosa.
A planta protegia as pessoas e o ambiente onde vivia de receber influências más.
Verdade ou não a frágil e bela avenca, com suas delicadas folhas verdes espalha beleza e serenidade ao seu redor.

O interessante é que refletindo sobre isso, me dei conta que tenho um vaso com avencas no corredor do meu consultório, onde atuo como psicóloga.
Será que o coloquei justamente nesse lugar para que a planta me proteja das possíveis energias negativas que, eventualmente, alguém possa me trazer?
Coisas do inconsciente...

Como gosto de partilhar recordações, pensamentos, poesias... aqui está a foto da minha avenca, cujo nome científico Adiantum deriva do grego ¨adiantos¨ que significa ¨ que não se molha ¨.
Pois as gotas de água deslizam sobre as folhas da avenca sem molhá-las.



Se você quer ter essa bela planta ornamental em casa, alguns cuidados são necessários.
Prepare para ela um cantinho úmido, meio sombreado, com boa luminosidade e proteção contra os ventos diretos e excessivos.
E curta a beleza e a ¨proteção¨ que ela proporciona!
Afinal, não se deve desprezar a sabedoria dos antigos...

Fotos Ney Rocha, Vera Chvatal

Nenhum comentário: