Translate

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

MINHA LABRADORA DIANA...


Hoje acordei com o canto dos passarinhos na amoreira que fica bem ao lado da janela do meu quarto. Pareciam felizes comendo as apetitosas, roxas e doces amoras que ficam mais no alto do pé e, portanto, inalcançáveis para as pessoas que passam de manhã cedinho pela rua dirigindo-se ao trabalho, à escola ou a outros afazeres matinais.

Pois apesar da aparente alegria dos pássaros, levantei de mau humor, triste, melancólica. Minha vontade era ficar na cama, cobrir o rosto com a coberta e esquecer o mundo e todos os rituais diários que a vida exige. Tem dias assim mesmo, em que tudo parece estar bem, o céu está azul e sem nuvens, ao ar está fresco, a criação acorda exuberante, o sol está brilhando e o dia parece que vai render bem, mas... dentro da gente as coisas estão meio cinzas! Ou negras!

Há que ter paciência consigo mesma, pensei com meus botões! Tenho lá meus motivos para estar triste mesmo. Minha Labradora Diana está com câncer terminal e nada mais posso fazer para ajudá-la, a não ser amá-la e acarinhá-la o quanto puder, passear com ela na praça - um de seus momento preferidos, deixá-la descansar no chão da sala de estar que, nesse calor, fica mais fresco e ela gosta... enfim procurar fazer de seus momentos derradeiros o mais confortável e acolhedor possível.

E deixar doer a dor da inevitável separação que se aproxima. São quase 12 anos de convivência diária, de companhia fiel e amorosa, de artes e brincadeiras que, geralmente, me fazem rir, mas às vezes me deixam chateada e brava... Momentos inesquecíveis que ficarão gravados na memória, no coração, no registro da sensibilidade, para sempre!

Vera Chvatal

Foto Vera

13 comentários:

yeda siste disse...

Ah Vera...a tao querida Didi...minha amiga que me recebe sempre com o carinho de quem reconhece amigos de longa data...ela veio pra te dar alegria quando o Apolito se foi...tao grande e de um coracao do mesmo tamanho...depois vieram as meninas e ela passou a dividir as atencoes, mas safada e esperta sabia com aqueles olhos pedintes, ser a dona da maior parte dos meus carinhos...
Tenho fotos com ela , nos duas literalmente deitadas no chao gostoso da sua sala...
Essa e a Didi...sua companheira de 12 anos repletos de felicidade e alegrias.
Seja forte minha amiga.
De um beijo na Didi por mim.
Nao vou nunca me esquecer dela.

Fátima disse...

A vida é assim, minha querida. Frase comum, mas verdadeira.
quando Deus criou o mundo, esqueceu-se de nos deixar o botão para deletar as tristezas.
ou será que ele fez de propósito??

abraço carinhoso e solidário

Carla disse...

Oi Vera.
Compartilho de seus sentimentos. Esses seres acabam fazendo a gente ficar
tristes mesmo quando estão para partir... mas é a vida.
Sinta-se apoiada para passar esses momentos. Conte comigo.
Abraços.
Carla

Ricardo disse...

oi, tia!!! tudo bem, na medida do possível?

Não sabia que a Diana estava assim... Vc está fazendo o certo, desfrutar com ela os últimos, porém agradáveis, momentos com ela.

Bjs para vcs

Karin disse...

Oi mae, tadinha da Diana, tambem vou sentir falta dela.

Egberto disse...

Vera:
tenha o direito à tristeza e à raiva!
bjs. Eg

Bianca disse...

Olá Vera!

Estou lendo e estou chorando.
Sinto sua dor. Perder uma grande amiga como
esta é muito dificil.
Sinto muitissimo.

Um grande grande abraço
Bianca

José Carlos disse...

Vera, tem razão, eu sinceramente não tenho palavras para servir de consolo, mas Deus sabe o que faz.
Bjussssssssss
Jcarlos

Fabio disse...

Querida Vera,

Até hoje me lembro de como foi perder o meu basset, Sansão. Curta todo os momento com a Diana.
Estaremos por aqui...
Beijos
Fábio

_____________

Maria Regina disse...

O que se pode falar numa situação dessa?. Nada. Como vc falou, curtir o tempo que resta, dar o carinho que ela merece apoos tantos anos de companhia,

lamentar qdo o pior acontecer, mas pensar q é inevitável para todos nós, e, lembrar sempre, lógico que com um pouco de nostalgia, mas com alegria tbem

pelos bons momentos passados juntas.

Bjs. MRegina

Célia disse...

A Diana é linda! Pensar na separação é muito triste.. Mas veja a sorte que a Diana teve!! Ela tem você, que é uma pessoa tão carinhosa, cuidadosa, alegre.. Dá gosto ver a sua interação com as cachorras..Elas são felizes! Um forte abraço!
Bjs, Celinha

Cristina Ramalho disse...

Oi Vera, posso imaginar seu aperto no peito, sua tristeza antecipada pela falta que sua grande amiga fará, nunca estamos preparados para nos separar deles né... Fico sempre imaginando como será esse momento, e já sofro.... :( ... Fica em paz... bjo.

Eloá disse...

Oi, Vera.

Sinto muito pela Diana, sei o quanto ela é especial para você (claro que todas são, mas tem um xodózinho pela mais velha, né?
um beijo grande para você, boa sorte nessa fase difícil.

saudades.