Translate

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

ADEUS À DIANA, MINHA LABRADORA PRETA...

Hoje estou muito triste, mas ao mesmo tempo aliviada! Diana se foi aos 12 anos de idade. Suavemente, com a cabeça em meus braços ela deu seu último suspiro de vida. O câncer - um liposarcoma - estava devorando-a sem piedade. Ela morreu como sempre viveu, docemente, cheia de amor e carinho para dar.


Na clínica veterinária onde ficou internada os últimos 10 dias, ela conquistou a todos com sua docilidade e alegria. Aproximava-se com o rabo abanando e levantava a patinha pedindo que a acarinhassem. Ela gostava muito disso e, sem pudor, pedia a todos que se aproximassem dela que ficassem acarinhando-a, enquanto ela se jogava no chão toda feliz.

Em uma viagem que fiz a Portugal comprei uma mãozinha de madeira com um cabo comprido, perfeita para massagear a Diana. Esperta como era, quando entrava na sala de casa ia direto em direção onde estava dependurada a mãozinha e cheirando-a e ganindo baixinho, esperava que eu pegasse o apetrecho e começasse a fazer carinho em sua barriga.

Vou sentir muita saudades dessa companheirona. Quando eu dava aula à noite na faculdade de Psicologia em São João da Boa Vista e não tinha companhia na viagem, levava-a junto comigo de carro. 
Diana sentava-se toda feliz no banco de trás e era uma companhia agradável, silenciosa, mas presente. Íamos e voltávamos ouvindo música durante a viagem e ela, apesar de às vezes deitar-se confortavelmente no banco de trás do carro, não pregava o olho. Sabia que eu precisava da sua fiel companhia, acordada. 



Diana teve uma morte digna, em meus braços. Se foi suavemente, sentindo todo meu carinho e amor por ela... sem dor e sem sofrimento desnecessário! Boa viagem Diana, agora você vai fazer companhia e receber carinho dos anjos, arcanjos e serafins. Vai brincar e correr nas nuvens pela eternidade afora... Adeus!

Vera Chvatal





12 comentários:

Helga Soares disse...

Minha querida amiga Vera, posso imaginar a sua dor... fiquei mto emocionada com o seu texto. Que os mesmos anjinhos que vão receber a Diana lá em cima levem a vc conforto e aceitação. Tenho certeza que a Diana teve uma vida longa e feliz ao lado de uma amiga tão especial como vc.
Sinta aí o nosso abraço bem apertado, meu e de Lulú que também manda bjos.
Fique com Deus!

Bernadete disse...

Vera,
sei que V. está sofrendo muito mas nesta vida nada é etero ...
O seu amor e carinho a ela já é tudo o que alguem possa oferecer.
Conforte-se amiga pois, V. tem outras aí ao seu lado.
Bjs.
Be.

Sonia Jaboti disse...

Tenho a idéia de seu sofrimento. (Perdi meu Pita recentemente) É muito triste perder um amigo. Um pedaço nosso vai. O tempo é o dono de tudo. Só ele nos dirá como e porque. Um abraço emocionada da Sonia.

Maria Eugenia disse...

Vera,
È sentir a perda de alguém muito próximo, que convive sempre com fidelidade.
Deixe boas e doces lembranças.
Ela está na capa do meu álbum e vai ficar.
Só posso dizer saudades.
Marô

Yeda disse...

Oi Vera...

Estou aqui em lagrimas, sei que foi o melhor mas sao lagrimas de saudade , de tristeza por todos os fins que precisamos enfrentar.... e pra Didi chegou...
Guardo fotos e lembrancas , inumeras, inesqueciveis...desde pequeninha, varias fases...a recepcao sempre calorosa nas vezes em que vou ao Brasil, demonstrando que nao existe distancia capaz de aniquilar sentimentos...ela me conhecia, gostava de mim , dos meus carinhos e atencoes e isso ficava armazenado naquele coracaozinho ate que eu chegasse ...
Como voce bem disse, ela agora esta sem dor, correndo pelas nuvens...como um anjo ela mesma...e com certeza com a Mel e Apolito Ferdinando por perto...
Ja ha dias queria mandar um email perguntando por ela mas estava sem coragem, no fundo estava ja esperando por isso...
Muita forca mais uma vez minha amiga.
bjs
Yeda

Cristina Ramalho disse...

Vera querida, deixo aqui meus sentimentos, posso imaginar sua tristeza, ela era linda, e como vc disse muito especial, fica a saudade e boas lembranças de uma companheira maravilhosa, fica com DEUS...bjos

Ana Paula disse...

Sinto muito Vera...
Sei bem o que é isso!

Abraços

Isabel disse...

OI Vera, sinto muito a sua perda.
Fiquei muito triste, pois o tempo que moramos ai, tive o prazer de conviver com ela e sei o quanto ela era especial.
Também sei o quanto foi amada e feliz.
Estes dias mesmo estávamos eu e o Julio lembrando quando ela roubava bananas do cesto que vc ganhava, e da carne moída que ela comeu toda e vc ficou muito brava, mas no final tinhamos que achar engraçado, pois ela estava sempre com a aquela carinha de não fui eu. (rsrsrsrs )
O importante e que temos momentos muito felizes para lembrarmos deles, pois são os amigos mais fieis que temos.
Fique com Deus
Bjs
Bel

Andrea disse...

Ola Vera a quto tempo não nos falamos.Estou muito triste pela partida da Diana,mas se ela estava sofrendo Deus sabe a hora.Com certeza se foi feliz por estar perto de quem mais a amou nessa vida e tenho plena convicção que outras virão ,claro não para substituir pq isso nunca acontece,mas para dar alegria e amor novamente a nós que amamos tanto os animais.Espero que essa dor passe o mais rápido possivel.Um forte e grande abraço Andréa.

Chris disse...

Oi Vera hoje cedo percebi que vc não estava bem! Força...Vou rezar prá voce ficar bem.Tambem sentirei falta dela.Um abraço Chris

famafo disse...

Diana agora está entre as flores de seu jardim. Fiquei comovido com a história que você me contou a respeito da Diana, do como ela havia aprendido a tocar o sininho da porta para pedir para entrar...
Nunca conheci alguém que amasse os animais e a natureza tão profundamente como Vera. É por essa sensibilidade, por essa delicadeza aliada ao caráter firme que a admiro tanto.
Beijos

Gisele disse...

oi Vera
chorei qdo vi as fotos da Diana mas concordo que ela deve estar em lugar melhor com o carinho dos anjos
desculpe na demora em responder mas estava sem coragem de abrir o email....
saudades
bjs
gisele