Translate

sábado, 30 de abril de 2011

MANHÃS DE OUTONO


O outono chegou com suas belas manhãs de sol, límpido céu azul, brisa suave e temperatura amena, adequada para as caminhadas diárias com minhas pets labradoras e poodles. Em debandada elas correm pela praça procurando os abacates derrubados pelo vento da noite, os coquinhos amarelos e adocicados, as goiabas maduras...

As árvores floridas, as folhas pelo chão, um tapete multicolorido rodeado de verde. Assim é a praça! Pela manhã ela regurgita de pássaros! São bem-te-vis cantores, pintassilgos tenores, sabiás, joão de barro, maritacas, rolinhas, de dar gosto. Uma sinfonia matinal de tirar o desgosto que ainda possa contaminar a alegria de sorrir, de amar, de viver.

Único senão é o descaso da prefeitura e dos moradores dos arredores... Ninguém cuida, ninguém limpa, a grama vira mato, o lixo se acumula. Uma pena! Uma praça tão bonita e tão abandonada! Será que um dia ainda vai voltar a ser a "menina dos olhos" dos responsáveis? Dos moradores? Vai ser amada? Vai ser cuidada? Vai ser protegida? Será? Será?

Vera Chvatal



UNICAMP DÁ UM ÓTIMO EXEMPLO

A Unicamp é a primeira universidade brasileira a começar a disponibilizar o conteúdo de suas aulas para qualquer pessoa e sem nenhum custo na internet. Como vai funcionar ainda vamos ver, mas a ideia já saiu do papel --e serve como um belo exemplo de como uma instituição pública pode, com baixo custo, ajudar a educação de um país. 

Quanto mais se usarem recursos multimídia, detalhando as aulas, mais atraente o material e mais chance de atrair alunos e ajudar a orientar outras faculdades. Todos, enfim, saem ganhando. Não imagino que se consiga substituir a força do presencial. A convivência real estimula a criatividade e a resolução de problemas complexos. 

Já mostrei aqui como as grandes universidades americanas como MIT, Yale, Stanford, entre outras, abriram seus cursos e estão cada vez mais interessantes. Nem por isso são lugares muitos disputados. O que me contam aqui é que isso até estimulou o professor a ir além dos conteúdos, aprimorando suas aulas.
*
Coloquei no Catraca Livre (www.catracalivre.com.br) a lista dos cursos abertos oferecidos por todas essas universidades.
Gilberto Dimenstein Gilberto Dimenstein, 53 anos, é membro do Conselho Editorial da Folha e criador da ONG Cidade Escola Aprendiz. Coordena o site de jornalismo comunitário da Folha. Escreve para a Folha.com às segundas-feiras.

quinta-feira, 28 de abril de 2011

SP LANÇA PROGRAMA PARA TREINAR CÃES-GUIAS

Rodrigo Capote/Folhapress
SP lança programa para treinar cães-guias; ONG promove uma ação no dia internacional do cão-guia
ONG promove acão no dia internacional do cão-guia



Para aumentar o número de cães-guias disponíveis para cegos, o governo de São Paulo lançou, na semana passada, um programa para treinar mais cachorros. O espaço, que será instalado na USP, terá capacidade para 92 animais. O programa é uma parceria com a faculdade de veterinária. 

O Brasil tem hoje 1,2 milhão de cegos e cerca de 80 cães-guias, segundo a ONG Iris. O órgão, que comemorou ontem o Dia do Cão-Guia com uma ação no shopping Iguatemi (zona oeste de SP), tem uma fila de espera de quase 3.000 pessoas. 

O analista de sistemas Gabriel Vicalvi, 25, aguarda há três anos por um animal treinado. Ele conta que um amigo chegou a pagar R$ 30 mil por um. A Iris, que não cobra pelos cães, diz que enfrenta dificuldades para treiná-los.  

Segundo Thays Martinez, presidente da ONG, é difícil conseguir financiamento e o treinamento é longo -cerca de dois anos. Neste ano, o instituto pretende entregar quatro animais. Com o cachorro, o cego tem maior facilidade em desviar de obstáculos como orelhões e lixeiras --mais difíceis de detectar com a bengala. Além disso, eles são treinados para encontrar cadeiras vazias no metrô ou escadas rolantes a partir de um comando do dono. 

Para quem consegue o cão, a dificuldade é fazer com que ele seja aceito. "Já tive que mudar de casa, porque as pessoas acham que ele vai morder", diz a cantora lírica Liana Maria Conrado. Mas ela não abre mão do animal. "A bengala para mim é um estigma, aquela coisa do ceguinho coitadinho. O cão-guia muda sua vida."

UOL Notícias







quarta-feira, 27 de abril de 2011

OS SETE ARCANJOS



 
 
Recebi pela internet uma mensagem de uma amiga muito querida, com a imagem dos sete arcanjos acima, como proteção espiritual, para que eles cuidassem de mim. E acrescentava: "De todo coração envio a melhor armadura contra todo mal. Tenha muita fé. Tudo sairá bem..."

Chegou em uma hora em que eu estava estressada com mil coisas para pensar, resolver, fazer, organizar... Parei com tudo e me deixei levar pela memória aos tempos de criança quando acreditava piamente que os anjos me observavam e cuidavam de mim. Todas as noites, antes de dormir, rezavava agradecendo e pedindo a proteção divina e os cuidados dos santos anjos do Senhor. Ainda rezo, agradeço e peço a proteção de Deus! Acho que nunca vou me desfazer desse hábito que considero saudável e me faz enxergar o mundo com lentes mais coloridas, não só em branco e preto ou em sépia. 

Mas, questões de fé à parte, crer ou não crer em anjos, arcanjos, serafins e querubins, os quais segundo a fé cristã fazem parte da milícia celeste, fiquei emocionada com a mensagem, pelo desejo nela expresso. E dessa amiga que me mandou a mensagem ouso dizer que ela é um anjo. De carne e osso, é verdade, mas um anjo, com certeza.  Alguém que se ocupa em mandar boas mensagens, com bons fluídos, bons augúrios, hoje em dia, só pode ser chamada de anjo.  Afinal a palavra anjo quer dizer "mensageiro", aquele que traz uma boa notícia, uma boa mensagem!

Pelo menos representa um contraponto com a imensa maioria de mensagens que enchem minha caixa de mensagens me induzindo a comprar coisas e mais coisas, como se minha felicidade dependesse de quanto mais eu comprar, mais coisas eu tiver, mais feliz serei! Fora os spams com requintes de esperteza e sacanagem para roubar dados, senhas, etc. 

Acho que sou uma pessoa possitiva por natureza. Gosto de acreditar que os anjos existem e aí estão para cuidar das pessoas. A esperança é a última que morre! Por isso, para os meus leitores desejo que os sete arcanjos Miguel, Jofiel, Samuel, Gabriel, Rafael, Uriel e Ezequiel os protejam hoje e sempre!

Vera Chvatal

FREUD, O CÃO TERAPEUTA, ULTRAPASSA 600 ATENDIMENTOS EM UM ANO NO RECIFE

Enviado por Maro

Publicado em 24.04.2011, às 23h02


Foto: Davi Lira | Edição:  Lucas Campelo / Especial para NE10http://www.estouro.com.br/freudlucas.jpg
Transtornos mentais contam com ajuda canina em Boa Viagem

Freud não é sério, nem tem raça definida. E é terapeuta há praticamente um ano. Ajuda no tratamento de usuários do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) do bairro de Boa Viagem, Zona Sul do Recife, onde também vive. Nesse espaço de reabilitação mental, são atendidas, atualmente, cerca de 120 pessoas - usuários que possuem distúrbios neuróticos, psicóticos, perversões e transtornos de humor.

A ação terapêutica do cão já alcançou mais de 600 atendimentos. A próxima etapa será o auxílio no tratamento de crianças com problemas neurológicos do Hospital Barão de Lucena, localizado na Zona Oeste da cidade.

"Percebemos claramente a melhora da autoestima, da confiança, da disciplina e da concentração dos participantes", afirma Andréa Maria de Paula Souza, terapeuta ocupacional do centro há cinco anos.

Idealizadora do projeto de "Terapia Assistida por Animais" no Caps LivreMente, como é conhecido, Andréa coordena os encontros, que são realizados semanalmente às terças e quinzenalmente às quartas-feiras no número 36 da Rua Ministro Nelson Hungria. Sempre às 15h30 e aberto a qualquer participante. Geralmente, pouco mais de 50 pessoas frequentam o espaço a cada mês.

» Saiba mais sobre a Terapia Assistida por Animais (TAA)
 [em .pdf]

A tarefa desempenhada pelo cão é bem simples. Ele apenas interage com os pacientes. "Como percebemos que Freud é aberto para receber o outro, gosta de brincar e é sensível, o treinamento com ele ficou bem mais fácil", afirma o adestrador de cães Marcone Barros, voluntário do projeto.

A terapia se baseia nas técnicas de adestramento do cão e outras brincadeiras com obstáculos, ensinadas por Barros aos usuários [como são chamados os pacientes da rede de saúde mental]. "Depois que ele ensina como Freud dá a mão e deita, a gente tenta fazer igual, sempre com a ajuda de um petisco de salsichinha", informa o usuário Daniel José, há um ano frequentando o espaço.

"Nós conseguimos chegar até o usuário através de Freud", afirma a assistente social Nelba Rodrigues, também integrante da equipe de assistência. "Freud é nosso psicanalista; ele é aquele que ajuda a gente no nosso dia a dia", diz Adriano Ernesto, frequentador diário do Caps LivreMente.

Adriano é um dos casos de melhora observada pela equipe. Mais disciplina, melhorias na capacidade de memorização e na coordenação motora contribuíram para o quadro de esquizofrenia. Ele ganhou até um filhote de outro frequentador do Caps. "O nome dela é Anália Ernestina", conta Ernesto, que já se propôs a um desafio: "Vou provar que o pitbull treinado só é bravo se o dono quiser". O plano? Preparar Anália para corridas.

CONFIRA
» Orientações para melhor lidar com os sintomas da esquizofrenia


A terapia com as técnicas de adestramentro ocorrem duas vezes por semana, mas Freud, como vive no Caps, onde fica solto durante quase todo o tempo, não deixa de socializar com os visitantes nem por um minuto. É o cão, que tem pouco mais de um ano de vida, que recepciona os frequentadores e visitantes do espaço.  "Essa integração com nossos usuários é de longe. Começou quando ele foi acolhido por todos, com mais ou menos dois meses de vida; ele era da rua", informa a terapeuta Andréa Maria.
[NE10] Freud, o cão RND (ração não definida)
"As pessoas precisam vim para cá para ver”, diz a psiquiatra com 33 anos na área Gilvanice Noblat, defendendo a existência de novas formas de tratamento alternativo para os doentes mentais. Gil, como é conhecida, é uma das personagens locais envolvidas na luta contra os manicômios. "O foco agora é a melhoria da qualidade de vida e a inserção social; nunca foi a busca pela cura", diz. Ela alerta, ainda, que o transtorno mental não vai implicar, necessariamente, em dependência. "Pessoas esquizofrênicas, quando não estão em crises, são produtivas em suas mais variadas atividades", afirma.

No Caps, existem basicamente três modalidades de tratamento. O intensivo, com visita diária dos usuários; o semi-intensivo, para aqueles que frequentam o espaço três vezes por semana; e o não-intensivo, onde a visitação ocorre quinzenalmente. O tratamento dos usuários é acompanhado por médicos psiquiatras.

NOVO CICLO - No final de abril, o projeto vai alcançar exatos 12 meses de criação. Um ciclo completo no tratamento das pessoas atendidas no "LivreMente" que convivem com quadros de depressão, esquizofrenia, transtorno obsessivo, alucinações e delírios.

Andréa espera agora levar a iniciativa para o Hospital Barão de Lucena, referência no atendimento materno-infantil de alta complexidade em Pernambuco. "Estamos querendo levar Freud para as crianças com problemas neurológicos que estão internadas nessa unidade de saúde pública", disse. O projeto ainda está em análise e em vias de aprovação pela Prefeitura do Recife e pela Secretaria Estadual de Saúde (SES), órgão responsável pelo gerenciamento do hospital.

terça-feira, 26 de abril de 2011

DICAS PARA DORMIR BEM

Ter um sono de qualidade é essencial para a manutenção do bem-estar e da saúde, e por isso, quando a qualidade do sono não é das melhores, o nosso corpo logo dá sinais. Segunda dados da Organização Mundial da Saúde, 40% da população brasileira diz ter problemas para dormir ou classificou o seu sono como de má qualidade. Alguns distúrbios, como bruxismo, síndrome das pernas inquietas e apneia do sono podem ser causadores da dificuldade de dormir.

Mas muitas vezes é o nosso descuido na hora de preparar o quarto para dormir que afeta o nosso sono. "Existem doenças que atrapalham o sono, mas na maioria das vezes basta um pouco de cuidado antes de deitar, para dormir bem e recuperar as energias para o dia seguinte", diz o especialista em sono, Daniel Inoue, diretor do Instituto do Sono do Hospital Santa Cruz. Veja alguns erros bastante comuns que são cometidos na hora de dormir. 

Luz acesa
Quando o cômodo em que dormimos está muito claro, o nosso corpo não produz a melatonina, o hormônio responsável pelo sono. "A luz consegue chegar ao nosso globo ocular mesmo quando estamos com as pálpebras fechadas. Sob a influência da claridade, a melatonina é bloqueada e não conseguimos ter uma boa noite de sono. Por isso, quanto mais escuro estiver o quarto, mas rápido uma pessoa dorme e melhor é a qualidade do sono", diz o especialista. 

Barulho
Além de interromper a ação da melatonina devido a claridade, a televisão também atrapalha por fazer barulho de forma não contínua. "O nosso sono é dividido em fases: o sono superficial e o sono profundo. É apenas na segunda fase que o corpo consegue recuperar as energias. Quando há uma alternância entre sons altos e baixos, o organismo fica em estado de alerta e não conseguimos passar para a fase profunda do sono", diz Daniel Inoue. O mesmo acontece com quem tem mania de ouvir músicas agitadas na hora do repouso.

Outro ponto negativo da televisão é que, normalmente quando uma pessoa está com insônia, ela vai logo ver um programa na TV."Isso só nos deixa com menos sono ainda", explica o especialista.  
Dormir com tv ligada- Foto Getty Images
 
Temperatura
 Deixar o quarto em uma temperatura amena também é importante na hora de dormir. De acordo com Daniel Inoue, o nosso metabolismo fica acelerado quando o cômodo está muito quente e abafado, o que diminui a qualidade do sono. Já um quarto muito frio pode causar tremores e contrações musculares durante a noite, que, assim como a variação do som, faz com que o nosso corpo tenha dificuldade de entrar na fase de sono profundo.

"O ar-condicionado não tem nenhum problema se a pessoa estiver acostumada. Mas ele resseca muito o ambiente. Se realmente for um dia mais seco, em que não houve chuva, aquele lugar vai ter pouca umidade. A dica é colocar alguma vasilha com água ou umidificador e nunca esquecer de que os aparelhos de ar condicionado precisam de manutenção, senão a quantidade de alérgenos e poluentes aumenta", observa o otorrinolaringologista e diretor da Associação Brasileira do Sono, Michel Cahali.

A qualidade do ar
A qualidade do ar dentro do ambiente é outro fator crucial para a melhora da noite dormida. Um ar seco, cheio de poluentes, afeta a respiração e prejudica o sono. A não circulação do ar no quarto pode deixar a pessoa com o nariz congestionado e a garganta irritada. Por conta disso, há a possibilidade de o indivíduo acordar no meio do pernoite e não conseguir mais dormir. 
Travesseiro - Foto Getty Images 

Travesseiro
Escolha bem seu travesseiro! Além de causar torcicolos, escolher errado um travesseiro também diminui a qualidade do seu sono. "De maneira geral, o travesseiro deve ficar entre cinco e 10 centímetros de altura, para que a coluna de quem está dormindo fique em uma posição confortável", explica o médico.  

Colchão
Assim como o travesseiro, escolher bem um colchão deve ser prioridade na hora de montar um quarto. "Quando uma pessoa acorda com dores pelo corpo constantemente, é provável que o seu colchão não seja o mais indicado. Pessoas com problemas na coluna devem tomar ainda mais cuidados, já que são mais sensíveis a qualidade do colchão onde dormem", diz o especialista em sono Daniel Inuoe. 
geladeira- foto Getty Images\
Alimentação
Fazer uma boquinha antes de ir dormir pode ajudar ou atrapalhar o sono, dependendo do que você coloca dentro da boca. De acordo com um estudo feito pela Universidade Northwestern, nos Estados Unidos, comer alimentos gordurosos pouco antes de dormir, além de engordar mais, diminui bastante a qualidade do sono. Isso acontece porque enquanto digerimos os alimentos, o nosso cérebro continua recebendo estímulos, o que aumenta as chances de pesadelos e insônia.

De acordo com o estudo, a própria sensação de peso e o metabolismo funcionando para digerir os alimentos já são motivos suficientes para má qualidade do sono. Comer alimentos leves, como sopas e lanches no mínimo duas horas antes de dormir é o mais indicado. 

Animal de estimação
Dormir com o cachorro ou com o gato na mesma cama pode ser um costume para muitas pessoas, mas isso também atrapalha a qualidade do sono. "Os animais de pequeno porte tem um ciclo de sono mais curto que o nosso, de aproximadamente seis horas. Por isso, eles acordam mais cedo e começam a se mexer, prejudicando a qualidade do sono de quem está dormindo com eles", explica Daniel Inoue.  
Sintéticos
 É aconselhável evitar a utilização de muitos produtos sintéticos na própria mobília e confecção do quarto. A madeira é natural e faz melhor ao organismo, pois acumula baixa quantidade de poeira. A cerâmica no piso também é uma recomendação. Na própria cama, a melhor indicação é a de produtos naturais, como o algodão. Eliminar os sintéticos ajuda no sono e tem influência até no bom humor ao despertar.

UOL Notícias

BAZAR BENEFICENTE DA AAAC

Cartaz Bazar maio 2011.jpg Ajude a Associação dos Amigos dos Animais de Campinas visitando e comprando no bazar beneficente. Assim você estará ajudando a salvar e cuidar dos animais abandonados.
PARTICIPE!  DIAS 7, 9 e 10 DE MAIO.

sábado, 23 de abril de 2011

TORTA DE MAÇA CROCANTE

Fonte: UOL Notícias 


Para incrementar sua páscoa, experimente essa deliciosa receita enviada por Gilda Ferreira Machado 
Tempo de preparo:
1h 00min
10 porções
  • Ingredientes
  • Massa:
  • 200 g de farinha de trigo
  • 100 g de margarina gelada e picada
  • 1 ovo pequeno
  • 2 colheres de sopa rasa de açucar de confeiteiro
  • Recheio:
  • 3 maçãs descascadas
  • 1/2 xicara de uva passa
  • Canela em pó a gosto
  • Modo de Preparo
  1. Misture a farinha, a margarina, o açúcar até formar uma farofa
  2. Coloque o ovo, incorpore até ficar uma massa que não grude nas mãos
  3. Não precisa descansar
    Montagem:
  1. Abra a massa com o rolo ou com a própria mão na forma
  2. Forre fundo e lateral forma desmontável
  3. Coloque as maçãs fatiadas, a uva passa e polvilhe a canela em pó
  4. Faça tirinhas com a massa restante e cubra
  5. Pincele gema e leve para assar por 40 minutos aproximadamente
  6. Retire do forno polvilhe açucar e canela misturados
  7. Sirva morna com sorvete
  8. Ideal comer no mesmo dia, senão perde a crocância   

sexta-feira, 22 de abril de 2011

PÁSCOA


Páscoa
...


É ser capaz de mudar,
É partilhar a vida na
esperança
,

É lutar para vencer toda sorte de sofrimento.
É ajudar mais gente a ser gente,
É viver em constante libertação,
É crer na vida que vence a morte.
É dizer sim ao
amor
e à vida,
É investir na fraternidade,
É lutar por um mundo melhor,
É vivenciar a solidariedade.
É renascimento, é recomeço,
É uma nova chance para melhorarmos
as coisas de que não gostamos em nós,
Para sermos mais felizes por conhecermos
a nós mesmos mais um pouquinho.
É vermos que hoje...
somos melhores do que fomos ontem.

Feliz Páscoa

Enviado pela Sonia Jaboti

quarta-feira, 20 de abril de 2011

PÁSCOA: BAIXAR A TERRA DA CRUZ E RESSUSCITÁ-LA!


 Leonardo Boff
A festa da páscoa se presta a muitas significações. Muitas delas perderam totalmente sua referência ao seu sentido primordial como festa de libertação da escravidão de todo um povo. O que predomina hoje é seu sentido comercial: bela ocasião para o comércio e para o consumo.

Para judeus e cristãos constitui uma celebração fundadora: para os primeiros a passagem de uma situação de escravidão para uma situação de liberdade numa terra cheia de promessas. Para os segundos, os cristãos, representa a passagem da morte para a ressurreição, entendida como a completa realização da essência humana. Jesus, executado na cruz e sepultado, rompe o túmulo e volta à vida, agora transfigurada.

Para nós hoje a páscoa pode significar uma metáfora da atual situação da Terra, nossa devastada morada comum. Nisso reside a metáfora: o Planeta como um todo está passando por uma severa páscoa, uma perigosa passagem (páscoa). Estamos dentro de um processo acelerado de perda: de ar, de solos, de água, de florestas, de gelos, de oceanos, de biodiversidade e de sustentabilidade do própro sistema-Terra

Sofremos estarrecidos com os terremotos no Haiti e no Chile e com os tsunamis no sudeste da Asia e neste ano de 2011 no Japão. Estes eventos extremos revelam a situação de caos em que penetrou a Terra. Quando as perdas vão parar? Ou para onde nos poderão conduzir? Podemos esperar como na páscoa que após a sexta-feira santa de paixão e morte, irrompa a ressurreição?

Precisamos de uma olhar retrospectivo sobre a história da Terra para lançarmos alguma luz sobre a crise atual. Antes de mais nada, cumpre reconhecer que terremotos e devastações são recorrentes na história geológica do Planeta. Existe uma “taxa de extinção de fundo” que ocorre no processo normal da evolução. Espécies perduram por milhões e milhões de anos e depois desaparecem. É como um indivíduo que nasce, vive por algum tempo e depois morre. A extinção é o destino dos indivíduos e das espécies, também da nossa.
Mas além deste processo natural, existem as extinções em massa.

A Terra, segundo geólogos, teria passado por 15 grandes extinções desta natureza. Duas foram especialmente graves. A primeira ocorrida há 245 milhões de anos por ocasião da ruptura de Pangéia, aquele continente único que se fragmentou dando origem aos atuais continentes. O evento foi tão devastador que teria dizimado entre 75-95% das espécies de vida então existentes. Por debaixo dos continentes continuam ativas as placas tectônicas, se chocando umas com as outras, se sobrepondo ou se afastando, movimento chamado de deriva continental, responsável pelos terremotos.

A segunda ocorreu há 65 milhões de anos, causada por alterações climáticas, subida do nivel do mar e aquecimento, eventos provocados por um asteróide de 9,6 km caido na América Central. Provocou incêndios infernais, maremotos, gases venenosos e longo obscurecimento do sol. Os dinossauros que por 133 milhões de anos dominavam, soberanos, sobre a Terra, desapareceram totalmente bem como 50% das espécies vivas. 

A Terra precisou de dez milhões de anos para se refazer totalmente. Mas permitiu uma radiação de biodiversidade como jamais antes na evolução. O nosso ancestral que vivia na copa das árvores, se alimentando de flores, tremendo de medo dos dinossauros, pôde descer à terra e fazer seu percurso que culminou no que somos hoje.

Cientistas notáveis (Ward, Ehrlich, Lovelock, Myers e outros) sustentam que está em curso um outra grande dizimação que se iniciou há uns 2,5 millhões de anos quando extensas geleiras começaram a cobrir parte do Planeta, alterando os climas e os níveis do mar. Ela se acelerou enormemente com o surgimento de um verdadeiro meteoro rasante que é o ser humano através de sua sistemática intervenção no sistema-Terra, particularmente nos últimos séculos. 

Alguns falam da inauguração de uma nova era, o antropoceno, quer dizer, o ser humano se fez uma força geofísica de destruição. Peter Ward (O fim da evolução, 1977, p.268) refere que esta extinção em massa se nota claramente no Brasil que nos últimos 35 anos se estão extinguindo definitivamente quatro espécies por dia. E termina advertindo:”um gigantesco desastre ecológico nos aguarda”.

O que coloca o sentido da vida em crise é a existência dos terremotos e tsunamis que destroem tudo e dizimam milhares de pessoas. E aqui humildemente temos que aceitar a Terra assim como é: ora mãe generosa, ora madrasta cruel. Ela segue mecanismos cegos de suas forças geológicas. Ela nos ignora, por isso os tsunamis e cataclismos são aterradores. Mas nos passa informações. 

Nossa missão como seres inteligentes é descodificá-las para evitar danos ou usá-las em nosso benefício. Os animais captam tais informações e antes de um tsunami fogem para lugares altos. Talvez nós outrora, sabíamos captá-las e nos defendíamos. Hoje perdemos esta capacidade. Mas para suprir nossa insuficiência, temos a ciência. Ela pode descodificar as informações que previamente a Terra nos passa e nos sugerir estratégias de autodefesa e salvamento.

Como somos a parte consciente e inteligente da própria Terra, estamos ainda na fase juvenil, com pouca acumulação de experiência e de saber. Estamos ingressando na fase adulta, aprendendo melhor como observar e manejar as energias da Terra. Assim, por exemplo, não podemos construir casas ao pé de montanhas que por sua configuração geofísica podem deslizar como nas cidades serranas do Rio de Janeiro. É irracional levantar gigantescas usinas nucleares junto ao mar em regiões sujeitas a terremotos e a tsunamis como ocorreu no Japão. 

Se não escutarmos a natureza e não obedecermos a seus ritmos, ela nos punirá implacavelmente. Não porque queira, porque ela segue seu curso traçado em sua natureza geofísica. Mas através de nossa observação, cuidado e ciência, podemos evitar que seus mecanismos internos não sejam tão destrutivos. Temos muito ainda a crescer, a aprender, a amadurecer e a respeitar.

No atual momento a Terra pende da cruz. Temos que tirá-la de lá e ressuscitá-la enquanto é tempo. Só então tem sentido desejarmos uns aos outros: Feliz e ensolarada Páscoa.

Leonardo Boff é autor de Nossa ressurreição na morte, Vozes 2007.

Enviado pela Inês Bento 
Foto Daniel Beukers / Borboleta: símbolo de renascimento

segunda-feira, 18 de abril de 2011

ANIMAIS ABANDONADOS - SOLUÇÃO: CASTRAÇÃO

O texto  abaixo foi publicado em um blog português. Mostra que também em Portugal as autoridades e a população, em geral, não cumprem bem o seu dever. O que, evidentemente, não deve servir de desculpas para nós brasileiros. É só mais um alerta!

Sabia que um casal de cães pode originar em gerações sucessivas no final de 10 anos, a uma média de 2 ninhadas por ano com 2 a 8 filhotes por ninhada, 80.399.780 cachorros? 80 milhões de cachorros em 10 anos… E tudo começa com 1 casal de cães… Assustador, não é? 

 
Quais as causas de existirem tantos animais abandonados? Para se encontrar soluções convém olhar primeiro para o que está na origem do problema. As causas são várias. O excesso de população de animais, a mentalidade das pessoas, a indiferença da sociedade em geral, etc..Como é óbvio, se os cães e os gatos fossem poucos, de difícil reprodução, não existiriam animais abandonados. Haveria sempre alguém que desistisse da posse deles, que os maltratasse, que os abandonasse, mas haveria pessoas que cuidassem deles e os recolhessem e os protegessem. 
No estado actual o saldo fica negativo: 10000 pessoas que não se importam, 1000 que tratam mal, 100 que cuidam dos animais abandonados (se calhar menos). E os cães e gatos vadios a multiplicarem-se, e os cães e gatos com dono a multiplicarem-se e a serem dados e alguns a transformarem-se em animais  abandonados que continuam a multiplicar-se… A guerra está definitivamente perdida.

Portanto a primeira solução seria a esterilização em massa de todos os animais que não se destinem à reprodução. A iniciativa deveria ser a acção principal das entidades de protecção dos animais. Poderia ser uma actividade dos municípios pois está provado que fica mais barato e é mais eficaz, esterilizar em massa do que capturar, alojar e abater os animais errantes. Deveria ser uma preocupação de todos nós!

Enviado pelo João Roxo

UM PASSEIO PELO ORQUIDÁRIO VISMARA


 Foto: são carlos news

Os Hibiscos são a paixão do orquidófilo


Neste final de semana em que comemorei meu aniversário em São Carlos, fui conhecer o orquidário Vismara, um pedacinho do paraíso!

Exemplares de orquideas, hibiscos e outras raridades
estão por todos os espaços do recanto
criado pelo orquidófilo Claudio Vismara.
O orquidófilo são-carlense já conseguiu 22 cores diferentes de plantas, sendo que 10 são exclusivas do Orquidário. Tanta variedade e intensidade de cores, formam um conjunto de orquídeas de deixar qualquer um sem palavras e com a sensação de já ter visto tudo. Tanta beleza deslumbra os olhos e regozija o coração...

Orquidário de São Carlos “Claudio Vismara” é um local de visitas que proporciona muitos encantos e foi um presente à cidade em novembro de 2003, quando o município completou 146 anos.  Fica na Chácara Vismara – Sibipiruna, quadra 8, lote 7 – Vale da Santa Felicidade no “Varjão” (entrada de acesso Rodovia São Carlos-Ribeirão Preto, entrar na lanchonete Tutóia do Vale e seguir placas de orientação).


Telefone: (16) 3378 7326 - Aberto diariamente das 9 horas às 17 horas, inclusive aos sábados, domingos e feriados. Um passeio imperdível!

TSURU VERMELHO

 Neste final de semana ganhei de aniversário um tsuru vermelho!

Na cultura oriental os tsurus são pássaros mágicos, que realizam os desejos de quem os recebe.  

Eles simbolizam vida longa (vermelho), saúde (azul), felicidade (amarelo) e 
 boa sorte (verde).

UM FELIZ ANIVERSÁRIO!

Clique e confira seu presente!
No sábado comemorei meu aniversário em São Carlos com minha filha, genro e amigos queridos.
Foi muito gostoso, alegre e revigorante! Ganhei de presente, além de muitos abraços, beijos e bons fluídos, lindas orquídeas floridas, pois todos sabem que amo as orquídeas. 

E como na fase de vida em que me encontro não quero mais ficar ajuntando coisas, as flores são sempre bem vindas pela beleza e finitude... como nós!

Também recebi muitos cartões e mensagens de amigos/amigas no facebook que, infelizmente, não tenho como postar no blog. Por isso deixo aqui, representativamente, juntamente com a minha gratidão, a mensagem enviada pela Gisele. Para vê-la é só clicar no título acima. Beijos carinhosos a todos, Vera

PENSAMENTO DO MÊS: ABRIL/2011


A paz começa no interior de cada um. Está lá dentro de cada alma como uma sementinha esperando para germinar, crescer e fluir; só precisam lhe proporcionar boas condições, um meio ambiente certo e o tratamento necessário para ela desabrochar.

Aquiete-se e crie as condições certas. Aquiete-se e dê a ela a oportunidade para se enraizar. Quando ela se sentir bem firme, continuará a crescer; mas seus tenros brotos precisam ser ajudados e protegidos com muito carinho. 

Portanto, você guarda a chave para a paz do mundo dentro de você. Não perca tempo com o caos e a confusão do mundo, mas comece a pôr ordem em seu próprio mundo interior. Faça a vontade de Deus sem estardalhaço. Você não precisa ficar falando a esse respeito, simplesmente viva.

Transforme o caos e a confusão de sua vida em paz, serenidade e tranquilidade; torne-se um membro útil da sociedade e do mundo em que vive. Comece com você mesmo, num ponto onde você sabe que terá sucesso, e depois espalhe a paz para fora de você!

Eillen Cady. (2003). Abrindo portas interiores. 10a. edição São Paulo: Trion.

quinta-feira, 14 de abril de 2011

O GOLFINHO E O CÃO




Se você quer ser amigo, você consegue... Lindo vídeo! Assista e curta!

Enviado pelo Fábio

quarta-feira, 13 de abril de 2011

SEXTING - PENSE ANTES DE POSTAR!

Antes restrito às manchetes internacionais, os casos de sexting – quando vídeos e imagens com conteúdo sexual vazam na internet ou via celulares – crescem entre adolescentes brasileiros. Um caso recente, registrado na pequena cidade gaúcha de Bom Retiro do Sul, com cerca de 12 mil habitantes, mostra que pais e educadores devem ficar atentos ao problema, com graves consequências psicológicas para as vítimas. “Perdi minha dignidade”, resumiu a garota que aparecia no vídeo espalhado via celular pelos moradores da cidade.

  • Getty Images  
  • A palavra sexting é a junção de dois termos em inglês: sex (sexo) e texting (envio de mensagens)

    Leia reportagem completa clicando no título acima.

    Fonte: UOL Notícias


terça-feira, 12 de abril de 2011

CUPCAKE DE CANELA E BANANA

Delicioso para o café da tarde!

Receita de Cupcake de canela e banana
Tempo   45min
Rendimento    24 Unidades
Dificuldade   Fácil


Ingredientes

4 bananas maduras
4 ovos 
1 xícara (chá) de açúcar mascavo
1 xícara (chá) de açúcar
1 xícara (chá) de óleo
2 xícaras (chá) de aveia em flocos finos
1 pitada de canela em pó
1 colher (sopa) de fermento em pó químico
2 xícaras (chá) de doce de leite pastoso
1 lata de creme de leite
1 colher (sopa) de canela em pó
Canela em pau para decorar
Canela em pó para polvilhar

Modo de preparo
Bata no liquidificador as bananas, os ovos, o açúcar e o óleo. Em uma tigela, misture com a aveia, a canela e o fermento. Coloque forminhas de papel para cupcakes de cor branca dentro de forminhas de alumínio ou de silicone próprias para cupcakes ou muffins. Coloque a massa nas forminhas sem deixar chegar na borda. Distribua as forminhas em uma fôrma grande uma ao lado da outra. Leve ao forno médio, preaquecido por 20 minutos, ou até que ao enfiar um palito ele saia limpo. Deixe esfriar e retire os bolinhos das forminhas de alumínio. Misture o doce de leite com o creme de leite e a canela em pó. Coloque em um saco de confeiteiro com bico pitanga pequeno e faça um desenho sobre cada bolinho. Decore com pedaços de canela em pau e polvilhe com canela em pó. Sirva.

Colaboradores
Culinarista: Denise Bologna Amantini
Foto:

segunda-feira, 11 de abril de 2011

INTEGRAÇÃO HUMANOS & OUTRAS ESPÉCIES

UM DOS MAIS BELOS VÍDEOS DE INTEGRAÇÃO ENTRE HUMANOS & OUTRAS ESPÉCIES QUE HABITAM ESTE PLANETA! CLIQUE NO ENDEREÇO ABAIXO E ASSISTA, VALE A PENA!
 

quarta-feira, 6 de abril de 2011

CINOMOSE AQUI NÃO!

http://www.cinomose.com.br/passeata-virtual/index.aspx?id=A11116A0-414A-49D8-9DCA-5A300FA36C8F





segunda-feira, 4 de abril de 2011

CÃO MORRE DO CORAÇÃO AO VER SEU DONO MORTO EM CONFLITO NO AFGANISTÃO



Mais uma vez os animais mostram sua fidelidade e o grande amor que sentem por seus donos. Isto provou o cãozinho Theo, um springer spaniel, farejador de explosivos que morreu de um ataque cardíaco ao ver seu dono, o cabo Liam Tasker, do Exercito Britânico, ser morto num ataque das forças do Taleban no Afeganistão.

Theo fazia parte do exercito britânico e em apenas cinco meses se tornara no melhor farejador tendo 14 vezes descoberto bombas e armas escondidas. Este fato já era um recorde elogiado pelo Exercito.

O cãozinho de 22 meses trabalhava sob a responsabilidade do cabo Liam Tasker, natural de Kirkcaldy, proximidades de Edimburgo. Formavam uma dupla perfeita e o animal tinha grande amor por seu companheiro. Liam foi morto quando patrulhava uma área de conflito na província de Helmand. Theo, vendo seu dono morto, não suportou, e teve um ataque cardíaco morrendo pouco depois.

Desde 2001, inicio da guerra no Afeganistão, seis cães foram mortos. Não do coração como aconteceu com Theo. Normalmente os cães que morrem servindo ao exercito não são repatriados. Mas, neste caso o Ministério da Defesa afirmou que o cãozinho Theo será repatriado juntamente com o corpo de seu dono.


Na verdade, Theo, com seu extraordinário faro e atividade incansável, salvou muitas vidas, pois se explosivos e armas não fosse por ele descobertos, com certeza causariam muitas baixas humanas. Assim, Theo é um herói. Comovidas com a bela história muitas pessoas estão assinando uma lista indicando Theo para a Medalha Dickin, a maior honra que um animal militar pode receber.

Só agora depois de inúmeros casos de grande amor dos animais por seus donos é que os cientistas começam a estudar mais especificamente o tema. Estudos foram originalmente realizados em bebês sendo estes separados por um curto tempo da mãe. Agora se experimenta o mesmo em cães. Aliás, nem precisava, pois todo mundo sabe que quando cães são separados de seus donos ficam uivando e choramingando tentando segui-los.

Vários outros animais demonstram sentimentos semelhantes. Os elefantes, por exemplo, tem um grande sentido de dor e sofrimento com a perda de algum membro da família. Quando um deles morre todo o rebanho se reúne em volta para tocar suavemente seu corpo.

São inúmeras as histórias em que cães se arriscam por seus donos e por outros cães. Há histórias, já contadas aqui, de cães que esperam pelo retorno de seus donos por muitos anos ou até a morte. Mas, pelo visto, enquanto tudo isso não passar pelo tal crivo dos cientistas, ninguém vai acreditar que os animais têm sentimentos e muitas vezes até muito mais que os humanos.

Claro que para a poderosa indústria dos alimentos e derivados de animais não interessa nem um pouco que a ciência prove que os animais tem sentimentos como amor, carinho, saudades, e enfim, os mesmos presentes nos humanos, ou talvez até alguns outros que desconhecemos. Isto criaria um entendimento de igualdade entre os humanos e os animais o que não interessa nem um pouco para quem vive da exploração e morte dos animais. (Fonte: DailyMail) Leonardo Bezerra

O QUE É TER SUCESSO?


 
Um aluno de colégio procurou o escritor e psicanalista Rubem Alves para entrevistá-lo como tarefa de escola. Queriam descobrir o segredo do sucesso. Eram seis perguntas... As respostas dadas pelo renomado educador ao jovem estão abaixo. Vale a pena conferir.


1) Se tivesse que definir sua história profissional em 3 palavras, quais seriam?
Um jovem me perguntou: como planejei a minha vida para chegar aonde cheguei? Respondi: cheguei aonde cheguei porque tudo o que planejei deu errado. A primeira palavra, então, seria “acidente”.
Depois, há de se ter um dom, coisa que não se faz, mas se recebe dos deuses. Quis muito ser pianista. Fracassei porque me faltava o dom. Já vi muitas promessas em livros de auto-ajuda do tipo “você está destinado ao sucesso...” Isso é mentira. O querer nada pode sem o dom.
Finalmente, a terceira palavra: trabalhar... 
2) Quais diferenciais uma pessoa deve possuir para conquistar o sucesso em sua profissão?
Não gosto dessa palavra “sucesso”. O que é sucesso? Vender um milhão de livros? Muitos livros medíocres são vendidos aos milhões enquanto outros livros geniais não vendem uma única edição. Muitos sucessos acontecem por acidente, trapaça ou malandragem. Ser eleito deputado ou senador – isso é sucesso?
Não se aprisionar ao costumeiro. Uma mulher que não conheço me enviou um presente, um quadro bordado a ponto de cruz com as palavras “deus abençoe essa bagunça”... Nietzsche nos aconselhou a construir nossas casas nas encostas do Vesúvio... Curiosidade.

3) Você deve ter acompanhado muitas pessoas que atingiram um reconhecimento em sua carreira, mas que, em pouco tempo, acabaram esquecidas. Quais os cuidados que um Profissional deve tomar para que isto não ocorra?
Isso nunca me passou pela cabeça... Eu me riria de uma pessoa bem sucedida que se preocupasse com isso. Acho que essa preocupação é própria de pessoas narcisistas. E eu desprezo os narcisistas... Um conselho maroto, de bufão: “esforce-se por aparecer na “Caras”. Com seu rosto sorridente lá, você não será esquecido...

4) Que ações e atitudes você tomou em sua vida e que, em sua opinião, foram determinantes para o sucesso em sua carreira?
Uma das minhas características que em nada ajudam o sucesso foi a “rebelião”. Fui um rebelde na religião, um rebelde na psicanálise, um rebelde na esquerda, um rebelde na educação. “em cada chegada eu sou uma partida”, dizia Nietzsche. E Eliot: “numa terra de fugitivos, aquele que anda na direção contrária parece estar fugindo...” Acho que aqueles que gostam de mim têm esse traço comum: andam na direção contrária.

5) Já houve momentos em que você pensou em desistir? Em que pensou que nada daria certo? Se sim, o que você fez para superá-los e seguir em frente?
Sim. Cheguei a me candidatar a vendedor de enciclopédia britânica, de casa em casa... Mas repentinamente o vento virou e encheu as minhas velas... É preciso estar atento à direção do vento...

6) Qual a lição mais importante que você teria para quem deseja afinar-se para o sucesso?
Não queira afinar-se para o sucesso. Não faça do sucesso o seu deus. Seja fiel a você mesmo. Se vier o tal de “sucesso”, melhor para você. Ou pior para você, nunca se sabe... Van Gogh foi um fracasso, nunca vendeu um quadro. Ele poderia ter se “afinado” para o sucesso - pintando quadros mais bonitinhos...

Enviado pelo Egberto

domingo, 3 de abril de 2011

BAZAR BENEFICENTE DA AAAC = PARTICIPE!

                                                                                      

Do dia 09 a 16 de abril a AAAC estará promovendo mais um bazar beneficente em prol da manutenção dos abrigos, onde hoje vivem aproximadamente 2000 cães e 700 gatos.

Colabore divulgando e comparecendo, temos uma grande variedade de roupas, calçados, bolsas, livros, objetos de cozinha, adornos, moveis, bijuterias, quadros, contamos agora tb com uma sala com objetos antigos e peças novas como guarda-chuvas, cerâmicas, camisetas, toalhas, aventais personalizados, enfim muitas coisas interessantes para olhar e adquirir, com preços muito convidativos.

Venha fazer uma visita e conhecer mais este trabalho que beneficia tantos animais!