Translate

segunda-feira, 18 de abril de 2011

ANIMAIS ABANDONADOS - SOLUÇÃO: CASTRAÇÃO

O texto  abaixo foi publicado em um blog português. Mostra que também em Portugal as autoridades e a população, em geral, não cumprem bem o seu dever. O que, evidentemente, não deve servir de desculpas para nós brasileiros. É só mais um alerta!

Sabia que um casal de cães pode originar em gerações sucessivas no final de 10 anos, a uma média de 2 ninhadas por ano com 2 a 8 filhotes por ninhada, 80.399.780 cachorros? 80 milhões de cachorros em 10 anos… E tudo começa com 1 casal de cães… Assustador, não é? 

 
Quais as causas de existirem tantos animais abandonados? Para se encontrar soluções convém olhar primeiro para o que está na origem do problema. As causas são várias. O excesso de população de animais, a mentalidade das pessoas, a indiferença da sociedade em geral, etc..Como é óbvio, se os cães e os gatos fossem poucos, de difícil reprodução, não existiriam animais abandonados. Haveria sempre alguém que desistisse da posse deles, que os maltratasse, que os abandonasse, mas haveria pessoas que cuidassem deles e os recolhessem e os protegessem. 
No estado actual o saldo fica negativo: 10000 pessoas que não se importam, 1000 que tratam mal, 100 que cuidam dos animais abandonados (se calhar menos). E os cães e gatos vadios a multiplicarem-se, e os cães e gatos com dono a multiplicarem-se e a serem dados e alguns a transformarem-se em animais  abandonados que continuam a multiplicar-se… A guerra está definitivamente perdida.

Portanto a primeira solução seria a esterilização em massa de todos os animais que não se destinem à reprodução. A iniciativa deveria ser a acção principal das entidades de protecção dos animais. Poderia ser uma actividade dos municípios pois está provado que fica mais barato e é mais eficaz, esterilizar em massa do que capturar, alojar e abater os animais errantes. Deveria ser uma preocupação de todos nós!

Enviado pelo João Roxo

Nenhum comentário: