Translate

sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

O CHUPIM: UMA FELIZ CONVIVÊNCIA...?


 Vera Chvatal

O Chupim - chamado de papa-arroz - costuma invadir e arrasar plantações de arroz. Também conhecido como engana tico-tico, pois gosta de fazer o tico-tico de bobo, acabou virando sinônimo de aproveitador, criando até mesmo novos termos: chupinhar, chupinhador...

Em relação ao tico-tico o que acontece é o seguinte: o chupim adaptou-se, ao longo das gerações, a botar ovos muito parecidos com os do tico-tico e dentro do ninho do tico-tico.
A fêmea do tico-tico, ingenuamente, vai chocando os ovos de chupim junto com os dela e, em pouco tempo, os filhotes de chupim que nascem em prazo menor do que os do tico-tico, tomam conta do ninho e jogam os ovos e/ou os filhotes de tico-tico pra fora do ninho.
E a mamãe tico-tico continua alimentando-os com todo desvelo até ficarem imponentes adultos com cerca de 23 cm.; os machos, negros e brilhantes com reflexos avermelhados, e as fêmeas de um castanho escuro, quase preto.

Pois esse curioso pássaro acabou até virando objeto de uma pesquisa publicada na edição online da Revista Proceedings of the National Academy of Science (PNAS), conforme noticia intitulada ¨Cientistas detectam pássaro mafioso¨, que pode ser lida na íntegra clicando no título acima.
Mas, toda essa introdução foi para contar um fato – para mim – inusitado.
Minha amiga Ana Maria, professora na ESALQ e apaixonada por bichos como eu, viu no local onde trabalha um ninho de bem-te-vi onde um filhote de chupim estava jogando para fora do ninho os bem-te-vis recém-nascidos.
Com pena dos pequenos pássaros, um professor levou para casa o único filhotinho de bem-te-vi que sobreviveu à queda e minha amiga trouxe para sua casa o chupinzinho.
Bem alimentado – na boca, evidentemente – o pássaro agora já crescido voa livremente pela casa, pelo jardim e pelas árvores das redondezas.
Quando minha amiga chega em casa, o chupim aparece voando e pousa em seu ombro, onde fica pipilando pedindo comida, pois acostumou-se a ¨chupinhar¨ com ela...
Para encanto e alegria de suas filhas Ana Luiza e Ana Laura que adoram preparar a comidinha do pássaro e dar-lhe na boca; até mesmo bolo de cenoura que, segundo elas, ele adora.
Assim, uma interessante convivência instalou-se entre a família, o chupim, os cachorros Pongo e Nanny, um casal de Calopsitas e outros bichinhos mais que as meninas curtem e cuidam com carinho, num exemplo de sensibilidade e respeito pela vida, digno de nota!
Ah! sem contar os inúmeros vasos de orquídeas espalhados pelos muros e as maravilhosas trepadeiras cobertas de flores, para completar o cenário perfeito para essa pacífica convivência...

As fotos por mim tiradas na casa da família registram alguns desses momentos.
Na primeira foto o Chupim descansa sobre o encosto do sofá; na segunda ele está pousado sobre o box do banheiro e sendo alimentado na boca; na terceira foto Ana Luiza e Ana Laura preparam a comida do pássaro; na quarta as meninas segurando o Pongo e a Nanny que não saiu direito na foto (culpa da fotógrafa, inexperiente) e na quinta e última foto o casal de calopsitas namorando.

Fotos Vera Chvatal: clique sobre elas para ampliá-las

Um comentário:

ney disse...

Vera,
Realmente uma gostosa convivência onde aprendemos muito. Aqui a neta pediu tanto que demos a ela um calopsita, hoje ele é o encanto da casa, sempre alegre e carinhoso, cantando, imitando e conquistando toda a família. E virou uma mania, todas as amiguinhas do colégio também possuem calopsitas, e livres e bem cuidados são mesmo uma alegre companhia. E os bem-te-vis, beija-flores e outros estao ficando urbanos, fazem ninhos na varanda. Abraço/Ney Rocha.