Translate

sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

2009 CHEGOU...


 Vera Chvatal

E 2009 chegou... trazendo esperanças e também muito temor.
As guerras continuam em várias partes do mundo trazendo dor, desespero, angústia e tristeza a milhares de pessoas que vivem nas regiões de conflitos.
A crise econômica iniciada nos EUA alastra-se pelos quatro cantos do mundo anunciando tempos difíceis para todos os países, para uns mais e outros menos.
Oxalá o Brasil esteja entre os países onde os efeitos da crise sejam minimizados. De qualquer forma já temos larga experiência em viver sob crises financeiras.
O abuso e o descuido com relação à Mãe Terra - a natureza, o eco-sistema, o mundo animal, vegetal, mineral, etc. - continua, apesar dos esforços de uma parte da sociedade que se preocupa e se esforça para diminuir os danos causados pela ganância humana em todo o planeta.
Enfim... são tantos males e estão aí esperando que façamos a nossa parte para saná-lo.
Por isso a esperança é tão importante, pois sem ela não teríamos forças para continuar a lutar e a esperar contra toda desesperança.
Graças a ela vamos começar o ano com o propósito de colaborarmos com a salvação e a recuperação da vida em todas as suas instâncias, mesmo fazendo um trabalho de formiguinhas... Como?
- Sendo amigo e solidário com todas as pessoas com quem nos relacionamos e/ou com quem interagimos em nosso cotidiano.
- Pregando a paz onde houver discórdia.
- Cuidando do nosso lixo doméstico reciclando-o.
- Cuidando das árvores e jardins próximos à nossa casa, não arrancando árvores das calçadas sob alegação de que elas fazem sujeira. Folhas e flores caídas no chão não é sujeira, mas sim garrafas e sacos plásticos, restos de comidas, dejetos de nossos animais domésticos e tantas outras coisas que vemos espalhados pelas ruas, calçadas e jardins.
- Plantando mais árvores e flores e ensinando nossos filhos e netos que o meio ambiente é importante e cabe a todos nós respeitá-lo e cuidar para que tenhamos e possamos transmitir vida com qualidade às ger
ações futuras.
Somos um povo criativo. Cada um de nós pode pensar e por em prática alguma atividade ou alguma atitude responsável para cuidarmos melhor desse nosso conturbado e maravilhoso mundo.
Façamos isso neste 2009 que se inicia, pois se cada um fizer a sua parte, todos sairemos ganhando!
E para nos ajudar eis aqui a famosa prece de São Francisco de Assis, trazida pelo Egberto que esteve passando o Natal em Pádova e Assis, na Itália:

Senhor, fazei de mim um instrumento de tua Paz:
Onde houver ódio, que eu leve o Amor,
Onde houver ofensa, que eu leve o Perdão,
Onde houver discórdia, que eu leve a União,
Onde houver dúvidas, que eu leve a Fé,
Onde houver erro, que eu leve a Verdade,
Onde houver desespero, que eu leve a Esperança,
Onde houver tristeza, que eu leve Alegria,
Onde houver trevas, que eu leve a Luz.

Oh! Mestre, fazei que eu não procure tanto:
Ser consolado, mas consolar,
Ser compreendido, mas compreender,
Ser amado, mas amar.

Pois:
É dando, que se recebe,
É perdoando, que se é perdoado,
É morrendo, que se vive para a Vida Eterna.

Clique no título acima e ouça a maravilhosa oração na voz de Ana Carolina

Foto Vera; Labradores: Diana e Ralph

Nenhum comentário: